Musculação

23/09/2015 04:48 - Atualizado em 25/07/2016 10:31

Treino para abdômen não ajuda a emagrecer

Os exercícios fortalecem a musculatura e colaboram na proteção dos órgãos internos.

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Redação

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O treino para abdômen deve estar na mira de quem deseja melhorar a postura. Indicado para prevenir lesões e suportar o peso da coluna, ele fortalece a musculatura da região, ajudando a manter o corpo em equilíbrio juntamente com outros músculos da coluna lombar.

Apesar de bastante recomendados pelos profissionais, os exercícios desse tipo de treino nem sempre são os queridinhos de quem está começando, pois podem ser doloridos e desconfortáveis. Ainda assim, trazem importantes benefícios para a saúde do praticante.

De acordo com Éder Valério, professor da Fórmula Academia em São Bernardo do Campo-SP, o fortalecimento da região abdominal é fundamental para a proteção dos órgãos internos.

“Os músculos reto abdominal, oblíquo interno e externo, transverso abdominal e piramidal são responsáveis por fazer a flexão do tronco, rotações, flexões laterais, inspiração e expiração”, lista o educador físico.

mulher faz treino para abdômen

Exercícios para abdômen mais populares

Entre os exercícios mais difundidos, estão as flexões de tronco no solo, as flexões laterais e as elevações de perna. Todos eles auxiliam na preveção de lesões, melhoram a postura e fortalecem a sustentação dos órgãos.

A série de exercícios, no entanto, será alterada ao longo do tempo. Assim como outras regiões do corpo, o abdômen precisa de renovação de estímulos. “De acordo com a evolução do treino, a pessoa pode criar variações que dificultem o movimento, trazendo mais força e equilíbrio para o corpo”, comenta Éder.

Vale lembrar, também, que cada indivíduo é único e, por isso, um exercício indicado para determinado praticante pode não ser o mais adequado para outra pessoa. Para montar um treino para abdômen eficiente, converse com seu personal trainer.

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Treino para abdômen emagrece?

Ao contrário do que muitos pensam, os exercícios abdominais não ajudam a perder peso. “Para perder gordura, é necessário uma alimentação adequada e a prática de um treino mais aeróbico”, comenta o professor.

A prática de exercícios do tipo, porém, traz mudanças visíveis. A principal delas é a tonificação dos músculos da barriga. “Isso acontece pelo fortalecimento do músculo, que cria uma espécie de capa de gordura. Ele trabalha como se escondesse a gordura, mas ela não desaparece”, esclarece o profissional.

Outros detalhes devem ser analisados pelo profissional de Educação Física que acompanhar seu treino para abdômen. Ficar de olho na lombar, por exemplo, ajuda a prevenir lesões e dores nada agradáveis. “A flexão do tronco deve ser feita apenas levantando as escápulas do chão. A lombar sempre tem que permanecer no solo”, lembra o instrutor.

A realização do movimento também merece cuidados. É preciso levantar o tronco, não apenas o pescoço. Com algumas regrinhas básicas, qualquer pessoa estará protegida para treinar com segurança. Éder aconselha: “Lembre-se sempre de ter o auxílio de algum profissional de Educação Física acompanhando o treino”.

Você curte fazer abdominais? Ou também é daqueles que detestam esse tipo de treino? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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