Musculação

07/07/2015 11:24 - Atualizado em 06/12/2016 09:51

Treino ABCD: Fique em forma na medida certa

O treino é recomendado para pessoas com experiência e bom condicionamento físico.

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Redação

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O treino ABCD é um dos treinamentos mais indicados para quem pega pesado. Os exercícios alternados são uma forma de garantir estímulos e descansos na medida certa, tão importantes para o desenvolvimento dos músculos.

A divisão de exercícios do treino ABCD varia conforme o agrupamento muscular. Por exemplo, na segunda-feira você treina pernas. Então, na terça, foca nos ombros. Quarta-feira é a vez dos bíceps e, quinta, das costas. Assim, todos os grupos serão estimulados de forma intensa.

A prática assegura o repouso necessário para a recuperação muscular pós-treino. “A divisão é para dar um maior tempo de descanso para o músculo, já que o fadigou muito durante o treino pelo alto volume de carga ou repetições”, diz o professor de Educação Física Gilmar Ravazoli.

treino abcd

Para quem o treino ABCD é indicado?

Por ser mais pesada, essa modalidade não é indicada para quem está começando na academia. “Esse tipo de treino é usado para quem está mais avançado. É um treino com maior intensidade de volume e carga”, comenta Ravazoli.

O treino ABCD é recomendado para pessoas com longa experiência e bom preparo físico. “É indicado para quem tem intenção de aumentar a massa muscular, para atletas de alto nível e para quem treina pelo menos quatro dias na semana”, salienta.

Se você não está nesse grupo, melhor buscar outro tipo de atividade física. “Para quem deseja apenas ter uma boa qualidade de vida, não há necessidade de treinos com essas divisões”, alerta o professor.

Não desanime!

Assim como qualquer exercício, o treino ABCD deve ser supervisionado por profissional. “O treinamento ajuda o organismo a ter um tempo hábil para recuperação muscular e para as fibras musculares se recuperarem das microlesões ocasionadas no treino”, afirma Ravazoli.

Lembre-se: durante o inverno, muitas pessoas deixam de ir à academia. Porém, as temperaturas frias, embora desanimadoras, não devem ser desculpas para a falta de comprometimentoA ideia de que “o corpo do verão é construído no inverno” não deixa de ser verdade.

É no outono e no inverno que você deve se esforçar de forma contínua. Faça dieta e aposte nas boas escolhas. Se você não dispensa o fondue do final de semana, saiba controlar a sua alimentação nos outros dias.

Para dar a força e o apoio necessários para continuar, convide amigos e familiares para lhe acompanhar. Vale recorrer a caminhas, corridas, treinos de musculação e até mesmo aulas de dança. Só não pode ficar parado!

Tem mais alguma dica para não desistir do treino durante o inverno? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir novidades do mundo fitness.

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condicionamento físico
exercícios alternados
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