Musculação

18/04/2015 03:51 - Atualizado em 25/11/2016 09:36

Tome cuidado com os aparelhos para musculação

Academia pode ser um ambiente perigoso para quem não sabe usar corretamente os equipamentos.

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Redação

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Frequentar a academia é uma das melhores formas de manter o corpo em forma, afinal diversos aparelhos para musculação são encontrados nesse único lugar. Mas será que é totalmente seguro se exercitar nesse ambiente? Os instrumentos de levantamento de peso estão isentos de perigo?

Quando você não é acompanhado por um personal trainer ou professor, os riscos para a saúde são grandes. É comum errar na quantidade de pesos ou no movimento dos exercícios, portanto é importante prestar atenção na hora de treinar. Quer aprender algumas dicas para não se machucar nos aparelhos para musculação? Confira.

aparelhos para musculacao

Aparelhos para musculação: Como usar?

Na academia, existem diferentes tipos de aparelhos para musculação. Os mais comuns são os pesos livres, como halteres e barras, e as máquinas. Além desses, também existem os equipamentos aeróbicos, como esteiras, simuladores de caminhada e bicicletas ergométricas.

Os aeróbicos são mais procurados por quem quer queimar as gorduras e perder peso. Para utilizá-los, basta prestar atenção às instruções e saber ligar e desligar corretamente. Comece sempre com uma velocidade baixa, aumentando-a de acordo com sua resistência física. Reduza a velocidade antes de descer e não pare bruscamente, para manter o equilíbrio.

Nos pesos livres, o cuidado principal é com a intensidade de força aplicada. Faça os exercícios em frente a um espelho para observar sua postura e não executar movimentos errados. Se não conseguir levantar os pesos na altura correta, troque-os por utensílios mais leves.

Procure treinar com companhia para que a pessoa ajude no controle de barras muito pesadas, evitando que você exceda a força e lesione músculos e ossos. Sempre verifique se a quantidade de pesos é a mesma em ambos os lados de uma barra. Prenda-os com grampos.

Nos aparelhos para musculação, geralmente há instruções em cada máquina. Leia com atenção e faça os ajustes. Alguns bancos são reguláveis, então arrume-os de acordo com seu peso e altura. Faça com que as máquinas fiquem bem alinhadas, com seus braços bem posicionados e pernas planas no chão.

Não utilize pesos que você não consiga levantar ou que impeçam as repetições de forma tranquila. Quando faz mais esforço que seu corpo aguenta, você pode se machucar e não obter bons resultados. Levante os pesos devagar e mantenha a concentração, respirando e posicionando bem o corpo.

O que fazer antes de usar os aparelhos?

Ninguém que se exercita quer ficar machucado, por isso é fundamental aquecer o corpo antes de usar os aparelhos para musculação. Geralmente, as academias possuem profissionais que acompanham os alunos e indicam o modo de uso de cada instrumento. Peça para que eles ensinem algumas atividades de alongamento a fim de evitar lesões.

Comece sempre pelos aparelhos fixos, como supinos, leg press, pulley e abdominal paralela. Os supinos servem para trabalhar a região do peito e são feitos com a pessoa deitada, levantando uma barra. O leg press é para as pernas, sendo que nele você empurra o peso para a frente e para trás.

No pulley, você faz exercícios para braços, bíceps e tríceps, puxando os pesos. Já na abdominal, o foco são os músculos da barriga.

Procure sempre auxílio profissional antes de usar os aparelhos. Pergunte o modo correto de utilização, pois o movimento equivocado pode ocasionar distensões, torções e, até mesmo, fraturas.

Gostou das dicas para sua atividade física? Então deixe um comentário! E não esqueça que todo dia tem novidade aqui no Vivo Mais Saudável.

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