Musculação

03/05/2015 08:04 - Atualizado em 24/11/2016 10:14

Tire suas dúvidas sobre musculação feminina

Treinos femininos devem trabalhar todo o corpo e podem ser bastante intensos.

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Redação

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Queira você ficar forte ou não, a musculação feminina tem o objetivo de qualquer outro tipo de exercício muscular: ganhar massa magra no corpo. Porém, existem diferenças entre o treino elaborado para os homens e o das mulheres. Em função de reações metabólicas distintas e de um nível menor de testosterona no organismo, elas demoram mais para atingir objetivos.

Mesmo tendo que treinar mais, as mulheres conseguem resultados satisfatórios. Basta seguir com dedicação e empenho todas as atividades. Independentemente de peso ou gordura corporal, todas podem conquistar a hipertrofia ou a definição muscular. Tudo depende do esforço. Quer saber mais curiosidades sobre a musculação feminina? Confira.

musculacao feminina

O que é permitido na musculação feminina?

As mulheres podem fazer tudo o que os homens fazem. Porém, por terem uma estrutura corporal diferente, deverão treinar com ainda mais intensidade para conseguir aumentar o tamanho dos músculos.

Se você quiser ficar forte mesmo, então é necessário elaborar um plano de treinos que cause pequenas lesões nas células. Os processos de regeneração celular precisam aumentar o tamanho das células para hipertrofiarem.

Muitas fazem a musculação feminina esperando resultados imediatos, mas o trabalho de levantamento de peso só é percebido em longo prazo. Quando se treina de forma leve, os efeitos morfológicos são pequenos e não apresentam muito ganho de massa muscular.

Na alimentação está a grande surpresa para quem treina. Aquelas que objetivam perder peso devem fazer mais treinos aeróbicos que musculação, alimentando-se com poucas calorias. Já as mulheres que desejam aumentar o tamanho corporal precisam de uma dieta com bastante calorias, que consiga recuperar a energia gasta no treino.

Mas não adianta comer qualquer coisa. Os alimentos devem ser selecionados e ricos em nutrientes. Por isso, o acompanhamento nutricional é necessário. A mulher armazena mais gordura que o homem e, com uma dieta de altas calorias, pode acabar engordando. O importante é dosar e garantir a ingestão de proteínas, que atuam na reconstrução das células.

Antes e depois dos treinos

O sono é um grande aliado da musculação feminina. Não apenas dormir por dormir, mas um sono reparador, que realize a síntese de proteínas para a hipertrofia. A massa muscular só aumenta se o corpo estiver bem descansado.

Enquanto dormimos, vários hormônios são liberados na corrente sanguínea. Eles potencializam a reconstrução do músculo e fazem a síntese proteica. Por isso, é importante dormir bem nos dias de treino para garantir qualidade nos resultados.

Durante a musculação feminina, as mulheres tendem a fazer apenas treinos localizados, principalmente para as pernas e os glúteos. Isso acaba atrapalhando o ganho de massa magra. O corpo acaba perdendo simetria e diminui a síntese de proteínas.

Os processos anabólicos, que permitem o ganho de massa magra, não ocorrem isoladamente, mas, sim, na totalidade do corpo. Por isso, as mulheres podem e devem treinar os membros superiores, não apenas sonhar com coxas e bumbum definidos. O aumento muscular real só acontece quando os treinos são feitos em harmonia e equilíbrio.

Gostou das dicas de atividade física? Então deixe um comentário! E aproveite para conferir nosso especial Você Mais Saudável - Corpo, mais uma novidade do Vivo Mais Saudável.

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