Musculação

23/01/2016 01:00 - Atualizado em 09/12/2016 01:45

Thruster turbina o seu treino de musculação

O exercício trabalha membros superiores e inferiores em apenas um movimento.

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Redação

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Você talvez não conheça esse exercício pelo nome, mas sabe do que se trata. O thruster nada mais é que uma combinação de velhos conhecidos dos apaixonados por academia: o agachamento e o push press. Quando associados, esses dois exercícios estimulam a musculatura dos membros superiores e inferiores de forma completa e efetiva, garantindo o fortalecimento e o crescimento muscular.

O movimento trabalha os principais músculos do quadríceps, estimulando principalmente os isquiotibiais e os glúteos. Também é ótimo para quem deseja fortalecer a musculatura de ombros, costas e tríceps, já que a propulsão também depende da movimentação dessas regiões. Confira como incluir o exercício em seu treino.

alunos de academia praticam tthruster

Como praticar o thruster

Você vai utilizar uma barra com anilhas. Fique com os dois pés afastados na largura dos ombros. Abaixe-se, pegue a barra e leve para a frente dos seus ombros. Lentamente, agache-se e mantenha o peso à frente do corpo. Levante-se e pratique a explosão: estique os braços e leve o peso para cima de sua cabeça. Depois, volte para a posição inicial.

As repetições e  as séries devem ser determinadas pelo professor que estiver acompanhando o seu treino. Assim como em qualquer outro exercício, a ajuda profissional é necessária para verificar se os movimentos estão sendo feitos de maneira correta e segura.

Por ser um exercício avançado, o thruster pede cuidados. O peso deve ser escolhido de acordo com a sua capacidade física. É perigoso investir em cargas altas desde o primeiro treino. Aumente-as ao longo do tempo. Por envolver o impacto, a atividade também pode fazer com que as articulações acabem lesionadas, então não exagere.

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Adeptos do crossfit adoram o thruster

O thruster é um exercício comum nas aulas de crossfit. Essa é uma modalidade fitness que revolucionou o treino de muita gente. Com séries pesadas e concentradas para atender grande parte dos músculos do corpo, essa técnica tem como objetivo o esgotamento físico.

Segundo Thiago Ferreira da Silva, head coach da Crossfit Mutantes, o treino é atualizado diariamente, o que garante o desenvolvimento muscular contínuo. “Quanto maior o número de estímulos diferentes proporcionados ao corpo, mais se melhoram as capacidades de resistência aeróbica, resistência de força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, equilíbrio e agilidade”, comenta.

Como qualquer atividade física, o treino de crossfit também promove a queima calórica, quando associado a uma alimentação adequada. “Como utilizamos alta intensidade em nossos treinamentos, esse processo é acelerado” afirma o head coach. Para começar a treinar, basta ir a um box crossfit oficial. “Pessoas com qualquer idade e limitação podem praticar”, garante Thiago.

Pronto para praticar? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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