Musculação

13/09/2015 04:13 - Atualizado em 03/01/2017 11:32

Sono anabólico: Dormir bem ajuda no treino

Durante o descanso, o corpo tem a oportunidade de fazer a reconstrução dos tecidos.

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Redação

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Dormir é uma necessidade humana e um grande prazer para muita gente. Porém, o que muitos não sabem - ou simplesmente ignoram - é que o descanso é essencial para o bom funcionamento do corpo, inclusive na hora da hipertrofia. O sono anabólico é uma parte importante da rotina de quem busca músculos maiores e mais definidos.

Desde os primeiros anos de vida, o sono é fundamental. Ele contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos jovens, ajuda na produção hormonal, promove o descanso da mente e relaxa o corpo. Mas, e na hora do treino, qual é a função de uma boa noite de sono?

mulher em sono anabolico

Sono anabólico faz parte do treino

Quem busca o crescimento e a definição dos músculos precisa entender, primeiro, o que é o anabolismo. Esse é um conjunto de reações do organismo que fazem com que haja a construção molecular necessária para que ocorra o crescimento e a manutenção dos tecidos e órgãos do corpo humano.

Para que isso ocorra, é preciso que o corpo esteja abastecido. Além de uma alimentação equilibrada, apostando em proteínas, carboidratos e gorduras, o treino adequado também é fundamental. É importante ter o acompanhamento de um preparador físico orientando aquilo que é mais benéfico para a sua rotina.

Além desses dois fatores importantes, o sono anabólico faz parte das necessidades essenciais do organismo. Após uma dieta rica e a prática de exercícios, o corpo precisa de descanso para que se recupere das atividades e faça sua reconstrução. Por isso, ter uma boa noite de sono faz parte do treino e contribui para a conquista de músculos maiores.

Ficar muito tempo na academia até pode parecer que renderá mais resultados, mas o processo exige que o atleta respeite todas as suas necessidades físicas. Cada ser humano possui uma quantidade pessoal de horas de sono. De maneira geral, de seis a oito horas diárias podem ser extremamente benéficas ao indivíduo, mas o número varia de pessoa para pessoa.

infografico sono anabolico

Confira 3 dicas para dormir melhor

Para usufruir positivamente do sono anabólico, é preciso investir em uma boa noite de sono, livre de preocupações e responsabilidades. No entanto, nem sempre é fácil fazer isso. Por isso, o Vivo Mais Saudável trouxe algumas dicas para você conquistar um momento de descanso mais profundo e prazeroso.

1. Regule seus horários

Procure estabelecer uma rotina do sono para que seu corpo se acostume. Busque acordar e dormir sempre no mesmo horário. Seu cérebro reconhecerá mais facilmente esse processo, relaxando mais rápido.

2. Pegue leve na janta

Evite refeições muito pesadas antes de dormir, pois elas podem dificultar o sono e perturbá-lo. O ideal é comer até três horas antes de ir para a cama, facilitando o descanso total.

3. Crie um espaço aconchegante

Para que você conquiste um descanso completo, cuide bem dos seus aposentos. Garanta que o quarto esteja livre de luzes e barulhos e que seja fresco. Feche cortinas e portas. Caso tenha o sono muito leve, utilize protetores de ouvido.

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Você já sabia do papel do sono anabólico para a hipertrofia? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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