Musculação

21/01/2016 11:00 - Atualizado em 03/12/2016 03:46

Saiba quando partir para um treino pesado

Qualquer que seja a intensidade, é necessário respeitar os limites do corpo.

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Redação

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Que praticar atividade física é benéfico para a saúde, isso você já sabe. Porém, a dúvida é descobrir quando deixar aquela malhada básica de lado e investir em um treino pesado. Sinônimo de cargas e de muito suor, a musculação no estilo hardcore é ideal para quem deseja resultados consistentes e impressionantes.

Engana-se quem acredita que é complicado chegar a esse nível de treinamento. Segundo a professora Natália Bruzzone, da academia Smart Fit, todos os conjuntos de exercícios podem ficar trabalhosos e mais puxados. “Todos os treinos podem ser pesados, sejam de hipertrofia, de resistência, entre outros”, comenta. Veja como isso é possível.

homem praticando treino pesado

Treino pesado em detalhes

O treino pesado, de acordo com Natália, deve marcado pelo uso de cargas corretas. Elas garantem o estímulo adequado para o desenvolvimento da musculatura e fazem você sentir aquela dorzinha característica. “É quando o aluno chega na última série como se não fosse conseguir realizar outra”, explica.

Para manter os exercícios em dia e não deixar a exigência cair, é importante contar com o auxílio de um profissional. “Cada professor faz uma análise do perfil do cliente e da condição física, que geralmente é alinhada na avaliação física”, lembra Natália. Seguir as recomendações do especialista é a melhor maneira de evitar lesões e erros nos movimentos.

Não existem exercícios perfeitos para um treino pesado. Todos podem ser incluídos em seu programa. A chave é dosar a intensidade, o que envolve a escolha da carga, o intervalo e a velocidade de cada uma das atividades praticadas.

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Faça o treino valer

Natália dá dicas para quem quer partir para o treino pesado. Veja quais são elas.

1. Exercite-se corretamente

Verifique se o movimento está correto. Não adianta investir em cargas altas e errar na execução do exercício.

2. Não realize apneia

Prender a respiração durante qualquer tipo de treino é uma atitude perigosa. Respire constantemente e de maneira tranquila. Ficar ofegante é normal, não se preocupe.

3. Alimente-se bem

Opte por refeições saudáveis. Filé de frango grelhado e batata-doce são sempre boas dicas. O whey protein pode ser consumido para substituir uma refeição.

4. Procure auxílio

Converse com o professor e peça orientação para o desenvolvimento do treino. Os pesos devem ser aumentados e diminuídos com a supervisão do profissional que acompanha sua malhação. Nunca faça nada sem conversar com o instrutor anteriormente.

5. Cuide da saúde

Os cuidados são redobrados caso você tenha hipertensão ou diabetes. Procure sempre o médico que acompanha o seu quadro clínico. Exames podem ser pedidos para identificar se você está apto a praticar um treino pesado.

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