Musculação

09/12/2014 04:22 - Atualizado em 02/12/2016 07:54

Saiba como fazer alongamento antes do treino

O alongamento antes do treino ajuda a prevenir problemas nas articulações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De todas as preparações que se deve fazer para praticar exercícios físicos, o alongamento ainda é uma das que mais causa dúvidas. Fazer alongamento antes do treino pode ser muito benéfico, mas não é uma prática muito frequente, tanto nas academias quanto nos demais espaços de saúde. Entenda a relação entre alongar os músculos e os resultados após a atividade física.

alongamento antes do treino

Por que fazer alongamento antes do treino

As atividades físicas, de modo geral, mexem diretamente com a musculatura do corpo humano - os treinos de musculação, principalmente. Elas são responsáveis por fazer o músculo aumentar, mas também fazem com que ele fique retraído e encurtado. O alongamento antes do treino ajuda a prevenir o encurtamento.

A redução da tensão muscular e o aumento da sensação de relaxamento também são motivos para se alongar. Além disso, o alongamento antes do treino previne algumas eventuais lesões durante o exercício, como estiramentos musculares. Alongando o corpo, você ganha mais consciência dos limites de cada movimento.

Os músculos são mais flexíveis quando estão aquecidos, portanto, o ideal é alongar logo após o aquecimento inicial. Você pode incluir os alongamentos como parte do processo de aquecimento para preparar as articulações para o exercício. Se o seu treino é ao ar livre, você já pode começar a alongar em casa, pois os exercícios não dependem de nenhum tipo de equipamento.

Mas o alongamento antes do treino exige alguns cuidados. O primeiro deles é saber que todos os exercícios devem ser feitos em duas etapas: a primeira é a de alongamento suave e a segunda de alongamento avançado. Na etapa suave, você deve alongar o corpo até o ponto de leve tensão e mantendo a posição durante 30 segundos.

Após esse tempo, você sentirá a tensão nos músculos diminuir, o que significa que é hora de passar para o estágio avançado. Partindo da posição de alongamento suave, vá um pouco mais adiante no exercício, até sentir a tensão iniciar. Mantenha a posição por mais 30 segundos. Ao fim, você estará com os músculos aquecidos e preparados para o esforço fisico.

alongamento antes do treino

Tipos de alongamento antes do treino

Tronco

Mantendo toda a planta dos pés apoiada no chão, junte as mãos e estique os braços acima da cabeça. Siga a linha do tronco e estique o corpo como se algo o puxasse para cima. Não tire os pés do chão. Esse alongamento trabalha os músculos da parte superior.

Braços

Eleve um dos braços acima da cabeça. Dobre o braço até que a sua mão encoste nas costas. Com a mão oposta segure o cotovelo e puxe de leve. Repita com o outro braço. Esse é uma técnica de alongamento antes do treino para os tríceps.

Parte interna das coxas

Com as pernas afastas e os pés posicionados paralelamente, apoie as mãos no quadril. Leve o corpo para um dos lados, sem tirar os pés do chão. Retorne à posição inicial e refaça o movimento, seguindo para o lado oposto.

Panturrilha

Apoie um dos pés em uma parede e estique a outra perna para trás. Projete o tronco para a frente e apoie as plantas de ambos os pés no chão, sem levantar. Dobre o joelho que está na frente até sentir a panturrilha alongar. Repita na outra perna.

E aí, pronto para se alongar? Deixe um comentário e não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alongamento
treino
musculação
academia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ