Musculação

24/08/2015 07:08 - Atualizado em 09/12/2016 10:13

Saiba como deve ser um treino para definição muscular

Para ter mais resultados, complemente o treino com um cardápio indicado por nutricionista.

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Redação

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O treino para definição muscular é baseado em exercícios com pesos e aeróbicos. Com baixo nível de gordura e musculatura ressaltada, quem treina pesado também aposta em um cardápio regrado. O resultado é aquele corpo dos sonhos. E você, está pronto para o #projetoverão?

Daniel Ferri, professor da Fórmula Academia, Unidade São Bernardo do Campo, lembra que o shape definido é conquistado não só com cardápio controlado e prática regular de exercícios físicos, mas também com uma boa hidratação do organismo. “A definição muscular boa é garantida através de uma sinergia de fatores”, sintetiza.

treino para definicao mulher barriga sarada

Exercícios do treino para definição

A musculação, quando combinada com exercícios cardiorrespiratórios - como são chamados os aeróbicos -, colabora no processo de definição muscular. Alguns estudos recentes também sugerem que os exercícios intervalados de alta intensidade, como o HIIT, promovem resultados mais eficientes no processo de perda de gordura.

Ferri destaca a importância da estratégia nutricional no treino para definição. De acordo com ele, saber quais alimentos se devem comer, nas quantidades e horários corretos ao longo do dia, é um dos hábitos que mais influenciam e fazem efeito. “Isso deverá ser planejado por um profissional capacitado, o nutricionista”, comenta.

O treino com pesos bem executado tem papel crucial, quando aliado a uma dieta voltada à definição muscular. "Após reduzir seu percentual de gordura, será necessário que a musculatura esteja adequadamente desenvolvida, pois assim seu tônus destacará a definição do corpo”, destaca o especialista.

A hipertrofia e a perda de gordura são processos fisiológicos estreitamente relacionados, de modo que uma das formas mais eficientes de se perder gordura é treinar com o objetivo de ganhar massa muscular.

Treino para definição: Homem x mulher

A diferença está no organismo feminino. As mulheres possuem percentual de gordura mais elevado que o dos homens. “Isso graças a uma diferença hormonal inata aos sexos, que faz com que naturalmente o sexo feminino tenha um metabolismo um pouco mais lento e acumule mais gordura corporal”, explica Ferri.

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Por conta disso, algumas mulheres podem sentir dificuldade para perder a gordura acumulada. Mais do que nunca, elas necessitam de foco e força de vontade para negar todo e qualquer furo na dieta e arrasar no treino para definição.

Para transformar seu corpo, você apenas necessita de um estímulo. Vá à academia que preferir e marque a sua avaliação. Converse também com um nutricionista que melhor se encaixe em suas necessidades. A partir desse momento, lembre-se que os resultados dependem do seu esforço.

Mantenha a dieta em dia, vá aos treinos e repouse por, no mínimo, oito horas. Ao longo do tempo, você verá os efeitos positivos e terá a autoestima renovada. Vale a pena!

Qual a sua atividade física favorita? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e treino aqui no Vivo Mais Saudável.

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