Musculação

06/11/2015 07:25 - Atualizado em 07/12/2016 04:03

Quer seios firmes e bonitos? Aposte no treino de peito

Mulheres devem investir em exercícios multiarticulares durante o treino.

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Redação

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O silicone pode até ajudar quem se incomoda com seios pequenos, mas o treino de peito não pode ser esquecido. Ao contrário das próteses, os exercícios que trabalham os músculos da região garantem tonificação e sustentabilidade. Isso diminui a flacidez e mantem tudo em cima. Confira dicas para treinar peitoral na academia.

mulher fazendo treino de peito na academia

Treino de peito para arrasar

A professora Ana Maria Grechi, da Bio Ritmo Academia, explica que a região peitoral feminina é composta por músculos, gorduras e glândulas. Os exercícios localizados para essa área do corpo ajudam a fortalecer a musculatura que fica abaixo da gordura, trazendo mais tônus e sustentabilidade. Porém, “isso não garante exatamente que os seios fiquem durinhos”, alerta.

Vale lembrar que, quando o assunto é treino de peito, as mulheres saem perdendo. É comprovado que os músculos dos homens crescem com mais facilidade. "As mulheres têm menos força nos membros superiores”, comenta Ana.

Para combater essa dificuldade, são recomendados exercícios multiarticulares. Por envolverem mais de uma articulação, eles ativam vários grupos musculares, como peitoral, deltoide e tríceps. Após o fortalecimento de toda essa musculatura, você poderá apostar em treinos mais específicos para cada região. Eles devem ser renovados de acordo com as suas necessidades e preferências.

Para conquistar seios menos flácidos, também é necessário investir na redução de gordura. Isso acontece não só com a prática de atividades aeróbicas e de musculação, mas também com uma alimentação regrada, com poucos carboidratos e muitas proteínas. Descanso entre um treino e outro também é fundamental.

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Treino de peito diminui os seios?

Não! Essa diminuição dos seios ocorre somente quando existe a associação de uma dieta rígida com um treino de peito muito intenso. “Com uma dieta não tão rigorosa, você conseguirá atingir um padrão saudável para mulheres”, assegura.

O considerado normal, de acordo com estudos feitos pela American Council on Exercise, fica entre um mínimo de 10% e um máximo de 13% de gordura corporal total.

A professora ainda indica uma opção de treino de peito para mulheres que pode ser praticada por iniciantes, desde que liberada pelo educador físico. Ela consiste na flexão de braços, no supino inclinado com halteres e no crucifixo reto na máquina.

Esses três exercícios são multiarticulares. Eles devem ser praticados em duas ou três séries de oito a 12 repetições. O intervalo deve ser de, no máximo, 45 segundos.

Para evitar lesões e atrapalhar os seus planos de arrasar no verão, não esqueça de contar com a ajuda de profissionais. “É sempre importante pedir a orientação de um professor para supervisionar os exercícios e realizá-los de maneira correta e segura”, lembra Ana.

E você, já está treinando o peito para arrasar de biquíni? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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