Musculação

03/05/2015 03:20 - Atualizado em 10/12/2016 06:12

Quer puxar ferro? Veja qual é o peso ideal para cada idade

Escolha dos pesos de musculação depende do tipo físico e da resistência da pessoa.

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Redação

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Musculação é uma atividade que traz benefícios para qualquer pessoa. No entanto, nem sempre ela deve ser praticada e, quando for, sempre devem ser tomados alguns cuidados. Apesar de não existir um peso ideal para cada idade, já que cada pessoa possui uma estrutura muscular e óssea diferente, é possível estabelecer um tipo de treino diferente em cada faixa etária.

No começo, é muito importante não pegar pesado. Para quem objetiva perder peso com a musculação, é necessário combinar exercícios aeróbicos e atividades específicas para redução de medidas. Da juventude à terceira idade, saiba como puxar ferro com segurança e descubra qual o peso ideal para cada idade.

peso ideal para cada idade

Qual a idade para treinar?

Apenas as crianças e idosos, além de pessoas com limitações físicas ou mentais, possuem restrições quanto à prática de musculação. Em função do desenvolvimento acelerado que acontece na adolescência, tanto para meninas quanto meninos, o levantamento de pesos deve ser feito sempre após uma avaliação e recomendação médica.

Geralmente, a idade de início é entre os 14 e os 16 anos.

Se começarem a musculação precocemente, as crianças podem comprometer sua maturidade esquelética, o que causa impactos no crescimento. Quando muito novas, também devem ter sempre o acompanhamento de um profissional de educação física, para evitar lesões na coluna e nas articulações.

Na terceira idade, existem também alguns cuidados antes de praticar a musculação. Não existe um peso ideal para cada idade, mas a estatura óssea e muscular diminui com o tempo, então os pesos também devem ser reduzidos. Da mesma forma, os desvios de coluna aumentam, a coordenação motora e o equilíbrio são afetados e a gordura se acumula com mais facilidade.

Quanto antes os idosos começarem a praticar levantamento de peso, melhores os resultados. A musculação pode ser começada em qualquer idade, mas é especialmente recomendada aos mais velhos para corrigir problemas como a perda de massa muscular. Buscar um personal trainer é fundamental.

Escolhendo o peso ideal para cada idade

Um início de musculação sempre deve ser feito com pesos leves, até que o corpo se adapte com o exercício. Geralmente, 3kg é o utilizado por jovens e idosos que nunca praticaram levantamento de peso. Porém, o sexo masculino costuma ter mais força nos membros superiores, podendo começar com pesos entre 4kg e 7kg.

Dependendo do exercício, as cargas podem alternar. Você deve cuidar também que o peso ideal para cada idade varia conforme o tipo físico da pessoa e a resistência. Se ela acha um peso leve, deve trocá-lo por um mais pesado. Se achar pesado, então deve mudar para um mais leve.

As repetições de treinos também não devem ser intensas. De início, uma série de exercícios deve ter de oito a 12 repetições.

Posicione sempre os ombros e as pernas corretamente para não lesionar nenhum membro do corpo. Esteja bem equilibrado e não force um peso que não consegue levantar.

Para encontrar o peso ideal para cada idade, é necessário trabalhar os grupos musculares de modo diferente em cada pessoa. Encontrar o peso certo demanda prática do exercício. Aliás, os pesos sempre vão aumentar conforme a pessoa ganhar mais massa.

Gostou das dicas para sua atividade física? Então deixe um comentário! E lembre-se que sempre tem novidade aqui no Vivo Mais Saudável.

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