Musculação

29/08/2015 01:42 - Atualizado em 05/12/2016 09:07

Pullover ajuda na busca pelo corpo perfeito

Exercício garante maior definição para o peito e para as costas.

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Redação

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pullover é um clássico da musculação para membros superiores. Porém, o exercício divide opiniões. Enquanto alguns profissionais acreditam que essa seja uma técnica ultrapassada e arriscada, outros confirmam que pode ser extremamente positiva, se realizada de maneira correta.

Fábio Richter, educador físico na academia i9 e pós-graduado em Fisiologia do Exercício, explica que o movimento trabalha músculos como grande dorsal, peitoral maior e deltoide posterior. Em menor escala, também estimula músculos acessórios e estabilizadores.

O pullover pode ser prescrito em qualquer treino de membros superiores, variando em ordem e intensidade de acordo com os objetivos do treinamento.

pullover pés academia

Entenda o pullover

O exercício pode ser realizado com barra ou halteres e ambas as formas oferecem bons resultados. O ideal é identificar qual dos acessórios se encaixa melhor na sua rotina de exercícios.

O movimento é feito deitado, com a parte superior das costas encostando transversalmente em um banco. A pessoa segura a barra ou o halter acima do tórax, com os cotovelos semiflexionados, movimentando o acessório para baixo e para trás.

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"Como geralmente é realizado com pesos livres, é necessário uma boa técnica para realizá-lo, sendo que iniciantes precisam treinar primeiro a técnica antes de aumentar as sobrecargas", alerta Fábio.

Segundo o educador físico, esse cuidado é muito importante, pois a articulação do ombro depende muito dos músculos e dos ligamentos para estabilidade articular. Essa característica possibilita maior mobilidade, mas também gera maior instabilidade.

A progressão de peso irá ocorrer gradativamente, potencializando o crescimento muscular, sem prejudicar a amplitude do movimento.

Como os principais músculos envolvidos são o peitoral maior e o grande dorsal, pode-se realizar o pullover tanto com costas quanto com peitoral, ou mesmo com ambos, em um treino geral ou dividido em agonistas e antagonistas. "O número de vezes por semana dependerá da prescrição de todo o programa, é não apenas de um exercício", completa o profissional.

Atenção e supervisão

Para a realização correta do pullover, assim como de outras atividades, é fundamental ter a orientação de um educador físico ou fisioterapeuta. Um profissional terá a capacidade de identificar possíveis dificuldades, bem como definir a melhor sequência de exercícios para alcançar o seu objetivo.

O pullover deverá ser incluído na sua rotina de treino acompanhado de outras séries. Assim, os membros não ficarão sobrecarregados e você poderá conquistar uma definição uniforme.

Além disso, vale lembrar que uma alimentação balanceada também é essencial nesse processo. Por isso, além de orientação e supervisão de um profissional dentro da academia, o acompanhamento com um nutricionista também é muito válido.

Você costuma fazer o pullover? Com qual frequência você aposta nesse exercício? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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