Musculação

22/08/2015 08:34 - Atualizado em 04/12/2016 10:31

Periodização é o caminho para o sucesso no treino

A técnica divide os treinos em ciclos de acordo com o objetivo de cada pessoa.

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Redação

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Para conseguir bons resultados nos treinamentos de musculação, é preciso levar em conta a intensidade e o volume dos exercícios, a alimentação, o descanso e vários outros fatores. Quando os objetivos são pensados para longo prazo, como é o caso dos atletas que se preparam para alguma competição, é importante planejar o treino com a periodização.

Em geral, essa técnica divide o ano em ciclos com diferentes tipos de treino, que variam de acordo com o objetivo final, facilitando o controle dos resultados e a percepção de qual fator precisa ser mais trabalhado. O planejamento bem estruturado evita que o atleta entre em um estado de estagnação, garantindo uma evolução mais rápida e eficaz.

periodizacao homem descansando na academia

Importância da periodização

A chamada periodização surgiu no treinamento desportivo, mas logo foi adaptada para ajudar na conquista dos resultados na musculação. Consiste em períodos montados ou pré-estabelecidos, em que são utilizados diversos métodos de treinamento e diferentes estímulos musculares.

É importante buscar exercícios diferentes em intensidades também variadas, pois assim o corpo não se acostuma e nem para de progredir. A periodização possibilita que o sistema neuromotor do atleta não se adapte a um estímulo e, assim, continue evoluindo.

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Essa ainda é uma maneira preventiva de overtraining (excesso de estimulação) e lesões. Periodizar o treino é se manter na intensidade máxima, mas sem prejudicar o corpo.

A técnica não significa apenas mudar o treino de vez em quando, alterando as séries, a distribuição dos exercícios ou até mesmo os próprios exercícios. As mudanças e a definição dos ciclos deve ser feita por um profissional qualificado e seguindo os objetivos, seja ganho de força, rendimento ou volume muscular.

Vale lembrar também que a maioria dos modelos de periodização é usada para atletas esportivos ou fisiculturistas, por exemplo, e que devem ser considerados alguns cuidados, quando a técnica for utilizada no treino cotidiano de academia.

Tipos de periodização

periodizacao homem tomando agua na academiaExistem diferentes tipos de periodização, que são estabelecidos de acordo com o objetivo e as características de cada pessoa.

Por esse motivo, é muito importante a avaliação e o acompanhamento de um especialista em Educação Física para auxiliar no direcionamento correto dos ciclos ou fases de treinamento.

Como um modelo geral, são definidos três períodos: o básico, que equivale ao preparatório, o específico, que equivale ao competitivo, e o de destreinamento, que equivale ao de transição.

No período básico, o principal objetivo é aumentar as possibilidades funcionais do organismo e das qualidades físicas necessárias para a meta estabelecida.

O treinamento dessa fase dá a base para o próximo, buscando o desenvolvimento da resistência muscular e da força. Com isso, o treino deve ter um volume mais elevado e uma intensidade moderada.

No específico, então, a intensidade aumenta e o volume diminui, podendo ser percebidos mais resultados com um treino mais pesado. Para que esse período funcione e seja efetivo, é importante que a fase anterior tenha sido executada corretamente, pois é a base do processo.

O destreinamento geralmente é o período de férias dos atletas, em que o treino fica mais leve. É importante se manter ativo nessa fase para não perder totalmente o que foi construído nos períodos anteriores. Assim, o corpo se recupera de todo o esforço do ano e se renova para começar a próxima periodização.

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resistência física
força muscular
ciclos de treino
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