Musculação

12/10/2014 02:57 - Atualizado em 01/12/2016 03:09

Musculação para mulheres: Desvendamos 4 mitos para você

A musculação para mulheres tonifica o corpo e deixa você bonita para o verão.

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Redação

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Extremamente importante para o desenvolvimento de um corpo saudável e bonito, a musculação para mulheres é cheia de mitos. Descubra quais são os principais e melhore a sua autoestima a partir do exercício.

Por que adotar a musculação para mulheres

Muitas mulheres ainda têm algum preconceito com a prática da musculação. Acham que, se treinarem com pesos, ficarão muito fortes e perderão sua feminilidade. Mas isso não é verdade. Aliando a musculação com treinos localizados e exercícios aeróbicos, é possível obter as curvas que você deseja ainda mais rápido.

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Mitos da musculação para mulheres

1 - Abdominais eliminam gordura da barriga. Mito!

Não existe nenhuma forma natural de se perder gordura e aumentar a tonificação de somente uma área do corpo. Quando você incia um exercício seguido de musculação para mulheres, você perde gordura corporal e aumenta a sua massa muscular. O corpo, por não saber qual parte que você está insatisfeita, elimina gordura de todas as áreas.

As mulheres, sempre insatisfeitas com o corpo, tem uma tremenda dificuldade em perder gordura da barriga, quadril, pernas ou braços. Para ter resultados satisfatórios, é importante saber que a redução de gordura acontece quando uma pessoa diminui a quantidade de calorias que consome ou começa a realizar mais exercícios físicos.

Se você quer ficar com um corpo magro e definido, o ideal é apostar na musculação para mulheres seguido de aeróbico. “Mulheres que só fazem aeróbios dificilmente chegarão ao corpo durinho e malhado que desejam e, para atingir esse corpo, o treino com pesos não pode ser leve. Os músculos respondem a estímulos e se o estímulo é leve, não haverá razão para o corpo mudar. Mulheres devem treinar pesado!”, salienta Giovana Guido, atleta fitness da categoria BIKINI - IFBB/SP.

2 - Se eu treinar, vou ficar muito forte. Mito!

Os ganhos de massa muscular necessitam de uma regularidade de exercícios e de uma dieta rica em proteínas e carboidratos. Muitas mulheres deixam de praticar exercícios por conta do medo de transformarem o seu corpo em algo nada feminino. Isso não passa de um mito. “Pelo fato das mulheres não produzirem tanta testosterona (um dos principais hormônios responsáveis em aumentar o volume muscular) quanto os homens, é impossível para uma mulher ganhar músculos enormes levantando um pouco de peso”, diz Giovana.

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3 - Músculos se transformarão em gordura depois Mito!

A musculação para mulheres tonifica os músculos e diminui a gordura corporal se associada a exercícios aeróbicos. Importante para a beleza do corpo, após algumas pausas muitas mulheres relatam um aumento de gordura corporal. “O que ocorre é que quando alguém para de treinar, os músculos começam a diminuir pela inatividade”, explica.

Segundo Giovana, o problema é deixar de lado a dieta. “Hábitos alimentares errados + sedentarismo = aumento de gordura, o que dá a impressão de que o músculo está virando gordura, mas o que está acontecendo é que o músculo está diminuindo e a gordura sendo acumulada”, diz a atleta.

4 - Pouca comida emagrece. Mito!

Os regimes que fazem passar fome, além de causar desconforto, diminuem o aumento da massa muscular. Nunca deixe de se alimentar de três em três horas, priorizando o café da manhã, almoço e jantar. Se você está apostando na musculação para mulheres, lembre-se de se alimentar antes e após o treino.

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