Musculação

01/06/2015 10:24 - Atualizado em 17/11/2016 03:44

Musculação para iniciantes: O que você precisa saber

Ter acompanhamento qualificado é fundamental para atingir bons resultados nos exercícios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

É hora de dar adeus ao sedentarismo e começar uma atividade física? A musculação para iniciantes pode ser uma ótima opção para trazer mais saúde à sua rotina. A decisão de entrar em uma academia requer comprometimento e dedicação, depois é só ficar de olho nos bons resultados.

Para quem nunca treinou, o ideal é começar com exercícios leves e simples para que o corpo se habitue ao esforço, sem provocar lesões ou outras consequências. A complexidade dos exercícios e o aumento de peso será gradual.

musculacao para iniciantes

Musculação para iniciantes: Por onde começar?

O primeiro passo é estar decidido que você quer mudar seus hábitos. Adicionar uma atividade física no seu dia a dia faz com que seu organismo trabalhe melhor, ficando mais forte e prevenindo doenças.

Depois, é preciso encontrar uma boa academia, com instrutores qualificados para ajudar você a chegar ao seu objetivo. Nos primeiros meses de treino, é imprescindível que o atleta foque na execução dos exercícios, uma vez que é preciso acostumar-se com os movimentos e as tarefas.

Não esqueça que a musculação para iniciantes não é a mesma que aquela praticada por alguém já familiarizado com os exercícios. É preciso atenção e dedicação para executar o treino com qualidade, livre de pressa ou timidez.

Lembre-se de organizar a sua agenda para no mínimo 40 minutos livres para o seu treino. Desligue o telefone e foque na atividade. Por alguns minutos, esqueça os compromissos aos quais você precisa comparecer depois da academia. Foque nos seus movimentos.

Uma boa alternativa para não sobrecarregar o corpo é alternar os aparelhos, adaptando-se gradualmente com a rotina.

Ter o acompanhamento de um profissional é fundamental para você conhecer cada aparelho e cada movimento. Executar exercícios de maneira errada podem ocasionar lesões e dores. O aconselhamento de um educador físico, preparador ou personal trainer auxiliará a conhecer seus limites e as peculiaridades dos seu corpo.

Além disso, avaliações corporais ajudam a acompanhar o desenvolvimento da musculação para iniciantes. Ficar só de olho na balança não é o suficiente. É preciso saber quanto de massa magra e quanto de gordura você possui no corpo.

Estar atento aos resultados oportuniza saber o que está dando certo e o que precisa ser melhorado.

Mude sua rotina

A musculação para iniciantes não se restringe a levantar peso ou executar movimentos. É preciso, primeiro, força de vontade para sair da zona de conforto e tentar algo novo.

Para alcançar bons resultados na malhação, mudar maus hábitos também é muito válido. No treino, você verá o quão difícil é perder aquela gordurinha tão facilmente conquistada, por isso tenderá a pensar duas vezes na hora de repetir a sobremesa ou comer aquela besteirinha fora de hora.

Aposte em uma alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais para recuperar os músculos após o treino e fortalecê-los para ter mais gás na hora da musculação. Além disso, habitue-se a beber muita água. Seu corpo precisa de hidratação para funcionar bem.

Depois das nossas dicas, que tal dar uma chance para a malhação? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir novidades de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
treino
saúde
personal trainer
cuidados

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ