Musculação

18/06/2015 04:26 - Atualizado em 18/11/2016 12:06

Musculação na gravidez fortalece o corpo da futura mamãe

Os exercícios físicos são importantes, mas é preciso cuidado para não prejudicar o bebê.

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Redação

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Além dos enjoos matinais e dos famosos desejos, a barriga é um dos sinais mais visíveis da gestação. Pelo medo do ganho de peso e das mudanças no corpo, ou mesmo para a recuperação pós-parto, as mamães estão procurando a musculação na gravidez como opção de corpo saudável.

Para evitar problemas na coluna e tonificar os músculos, as grávidas também podem se exercitar com caminhada, hidroginástica, pilates e yoga. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para a saúde da mulher e do bebê. Veja como praticar atividades físicas na gravidez sem riscos.

musculacao na gravidez

Benefícios da musculação na gravidez

Independentemente da situação, a musculação correta fortalece e tonifica os músculos do organismo. Para as grávidas, os exercícios que trabalham principalmente pernas e costas melhoram a postura da mulher e aliviam as dores lombares causadas pela inclinação do quadril com o peso da barriga.

Entre os benefícios da musculação na gravidez, estão a facilidade para o parto normal, a melhora da qualidade de vida e da autoestima da grávida, a manutenção da capacidade funcional e o aprimoramento da condição física após o parto da mamãe.

Riscos e cuidados

Nem todas as gestantes podem se exercitar durante a gravidez. Outras futuras mamães precisam de cuidados para fazer os exercícios. Por isso, antes de iniciar qualquer atividade, converse com seu médico. Veja em quais casos a musculação na gravidez deve ser evitada:

- Ameaça de aborto espontâneo

- Nascimento de bebê prematuro em gravidez anterior

- Risco de parto prematuro

- Placenta baixa

- Ocorrência de sangramento forte

- Problemas na lombar ou em articulações do quadril

- Pressão alta

- Gravidez gemelar ou múltipla.

Em qualquer circunstância, não se exercite até o ponto de exaustão. Preste atenção aos sinais que seu corpo lhe dá.

Uma dica é medir seu nível de cansaço enquanto se exercita e conversa com alguém. Se você não conseguir mais falar por falta de fôlego, por dores ou por cansaço, então é hora de parar ou fazer um intervalo para se hidratar.

Interrompa os exercícios imediatamente se sentir tontura, falta de ar, sensação de desmaio, sangramento vaginal, contrações e dificuldade para andar.

musculacao na gravidez

Além da musculação na gravidez

Se você não é muito fã de puxar ferro, existem outras opções consideradas seguras para gestantes. Certifique-se de que seu instrutor tem experiência para lidar com grávidas. Veja como o pilates e a yoga podem ajudar na gestação.

Pilates

Apesar de ser uma atividade considerada leve, as gestantes devem evitar a prática durante o primeiro trimestre da gravidez, optando por começá-la a partir da 14ª semana. Um dos benefícios mais notáveis do pilates para gestantes é a correção da postura.

Com o crescimento do bebê, coluna e quadris podem sofrer com o peso extra que carregam. A prática pode ajudar no equilíbrio da mulher e no alívio de dores.

Apesar disso, existem exercícios que são contraindicados por conta da posição e do esforço que exigem. Portanto, busque um fisioterapeuta que seja especializado na modalidade para gestantes antes de praticar o pilates.

Yoga

A yoga alonga, tonifica, relaxa os músculos e aumenta a flexibilidade corporal, o que ajuda a gestante a se adaptar às transformações físicas da gravidez. Os exercícios de respiração da modalidade também aumentam a circulação do organismo.

A prática deve ser seguida no mínimo duas vezes por semana. Os exercícios básicos podem ser feitos diariamente, por dez ou 15 minutos, e também à noite, para que a gestante tenha um sono mais tranquilo.

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