Musculação

26/09/2014 12:02 - Atualizado em 02/12/2016 11:18

Musculação e treino funcional: Conheça as diferenças na prática e nos resultados

Musculação e treino funcional são praticadas de maneira diferente e contam com resultados distintos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem busca um corpo definido aposta na musculação e treino funcional para conseguir atingir o seu objetivo. Ambos trabalham os músculos e ajudam a emagrecer.

Entretanto, existem pessoas que buscam um resultado mais definido. É importante que esses indivíduos conheçam bem as diferenças entre musculação e treino funcional para que possam apostar naquela atividade que tenha benefícios maiores.

musculacao-e-treino-funcional

Diferenças entre musculação e treino funcional

O treino funcional ainda é considerado uma novidade no Brasil. Antes, esse tipo de exercício era restrito apenas aos atletas. Mas as coisas foram mudando e hoje, as atividades físicas do treino funcional podem ser feitas por qualquer pessoa. Ele consiste em diversas atividades que desenvolvem a força, flexibilidade, equilíbrio e a coordenação motora.

Na verdade, todo movimento que melhora a sua condição para executar determinada tarefa é um exercício funcional. Portanto, essa prática busca levar em consideração os movimentos naturais do corpo, como agachar, correr, caminhar, empurrar, girar. Com base nesses movimentos são formados os exercícios, que além de fazer você perder peso, te ajudam a ter uma desenvoltura melhor nas atividades do dia a dia.

O treinamento funcional trabalha grupos musculares inteiros, por meio de diversos tipos de movimentos. Já a musculação proporciona ênfase apenas nos músculos isolados, por meio de pesos e aparelhos.

Mas as diferenças entre musculação e treino funcional não param por aí. Na musculação os exercícios não são nada parecidos com as atividades esportivas, diferentemente do treino funcional, que tem os movimentos específicos de cada esporte.

Benefícios da musculação e treino funcional

Os benefícios do treino funcional ainda são muitos: ele desenvolve o sistema neuromotor, através de estímulos visuais, sonoros e táteis, e cria uma consciência corporal, melhorando o sistema proprioceptivo.

Por outro lado, a academia não oferece todas essas vantagens. Durante o treino de musculação, não há estímulo de sentidos. Como as atividades são feitas basicamente sentado, não existe a propriocepção.

Mesmo conhecendo todas essas diferenças entre musculação e treino funcional, a escolha de qual atividade você vai fazer é algo bastante pessoal. Muitas pessoas não gostam de fazer musculação porque acreditam ser uma atividade muito monótona, por causa da grande quantidade de repetições dos exercícios. Indivíduos que pensam assim podem optar pelo treino funcional, que com seus movimentos proporciona uma atividade muito mais dinâmica.

Mais importante do que optar por musculação e treino funcional é gostar da atividade física que você vai praticar. Para ter bons resultados é preciso de motivação. Quando se escolhe uma atividade que dê prazer, fica mais fácil ter animo para se exercitar. Exercícios físicos não servem apenas para emagrecer e ter um corpo bonito: são também sinônimo de saúde e qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas sobre musculação e treino funcional? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
musculação
exercícios
academia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ