Musculação

23/03/2016 03:00 - Atualizado em 03/12/2016 11:44

Monte um treino de ombro certeiro

Região exige supervisão especial, devido ao grande número de lesões.

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Redação

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A academia é um ótimo ambiente para quem quer deixar o sedentarismo de lado e deseja ter um bom condicionamento físico. Porém, para isso, todo exercício precisa ser supervisionado por um profissional, a fim de que não haja lesões. Entre as atividades que mais requerem atenção, está o treino de ombro.

O cuidado se justifica. Segundo pesquisa da Universidade Federal de São Paulo, 21,1% dos entrevistados machucaram essa região do corpo ao se exercitarem. O ombro só ficou atrás da coluna (23,7%), em número de lesões na academia. Outros 13,9% tiveram dores nos punhos, provocadas por sobrecarga nessa área durante a prática e pela falta de alongamento.

homem bombado faz treino de ombro

Tipos de exercícios para o ombro

Existem diversos exercícios de ombros que, se feitos de maneira correta, podem trazer ótimos resultados. Segundo o professor da academia Bio Ritmo Luiz Henrique de Melo Raksa, o tipo de treino depende do objetivo do aluno. Ele explica:

“Alguns exercícios sobrecarregam mais os ombros, tais como o desenvolvimento frente com as variações na maquina, smith ou barra livre. Outras opções são a elevação lateral e frontal com halteres ou no cabo com a barra, remada alta e crucifixo inverso com halter ou no cabo”, exemplifica.

O professor destaca que é de fundamental importância realizar o treino de ombro, pois essa é a estrutura que une o braço ao tronco. No entanto, caso seu plano já inclua exercícios com grande ativação muscular do deltoide - o músculo dos ombros -, torna-se desnecessário treiná-lo de forma isolada.

Para atingir um resultado mais satisfatório, recomenda que o treino de ombro seja incluído na rotina de outros exercícios de membros superiores. Por exemplo, as partes anterior e medial do ombro podem, segundo Raksa, ser trabalhadas juntamente com o peitoral.

Já em relação à porção posterior, é melhor treiná-la junto com os exercícios de costas. “Essa estratégia funciona bem, pois não é necessário utilizar um dia exclusivo da semana para treinar os ombros”, completa.

4 cuidados no treino de ombro

Fora isso, busque sempre orientação profissional para malhar. No treino de ombro, as principais precauções, de acordo com o professor da academia Bio Ritmo, são:

1. Cuidado com exercícios livres para não exceder a amplitude normal da articulação do ombro

2. Não realizar exercícios que forcem rotação externa muito acentuada de ombro - por exemplo, desenvolvimento com a barra nas costa por trás do pescoço

3. Evitar o excesso de peso e não tentar ser o mais bombado da academia a qualquer preço

4. Não treinar o ombro caso esteja sentido qualquer tipo de dor nessa articulação.

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deltoide
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