Marcio Atalla

ESPECIALIDADE

Educação Física

ONDE ATENDE

São Paulo

Marcio Atalla

Apresentação

Marcio Atalla é o nome na área de saúde e movimento de maior credibilidade no Brasil. Se engajou há alguns anos a passar informações para o público sobre a importância de se ter qualidade de vida através da atividade física. Com isso, criou seus sites bemstar.com.br e marcioatalla.com.br, esteve à frente da Revista Bem-estar e lançou o programa Bem-estar na TV a cabo, através do canal GNT. Depois fez um projeto para a Revista Época, escreveu 3 livros e fez uma parceria com a Sony lançando um DVD de atividade física e alimentação saudável. Recentemente levou ao programa Fantástico o reality Medida Certa, que está para começar sua nova edição.

O que Trata

Especialista em qualidade de vida através do movimento, da atividade fisica e alimentação equilibrada.

Formação Acadêmica

Professor de Educação Física, com especialização em treinamento de alto rendimento e pós-graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício e Doenças Crônicas, cursos da USP.

Cargos e Títulos

Especialização em treinamento para atletas profissionais na USP. Pós-graduação em Nutrição Aplicada ao Exercício e Doenças Crônicas na USP.

Musculação

06/04/2015 06:00 - Atualizado em 09/12/2016 09:46

Marcio Atalla tira dúvidas sobre séries e exercícios na musculação

Preparador físico dos famosos esclarece dúvidas que você possa ter na hora de montar a série ideal!

POR

Marcio Atalla

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Na hora de começar a malhar, vêm uma porção de dúvidas. Queremos passar menos tempo possível na academia com o máximo de retorno. O Vivo Mais Saudável pegou dicas importantes com o preparador físico Marcio Atalla, um dos especialistas que você sempre vê por aqui. "Quantos dias por semana ir à academia?", "Qual o tempo de intervalo ideal entre cada exercício?", "Quantas repetições fazer?".  Leia a entrevista, planeje seu treino e compartilhe informação que faz bem com os amigos! Eles vão adorar.

1. Qual é a frequência na academia considerada ideal e qual deve ser a duração média da série para contribuir com os resultados?

Depende muito do objetivo de cada pessoa, mas, no mínimo, 2 vezes na semana para preservar e até ganhar massa muscular. O ideal é que se faça exercícios para todos os grupos musculares.

Minha dica de programação ideal de força é: fazer de 4 a 6 vezes por semana, cerca de 30 minutos, dividindo o corpo em grupos musculares para serem exercitados em diferentes dias.

2. Há uma lógica que se aplica ao número de repetições do exercício e o peso definido para a realização do movimento?

O que existe é um determinado treino para um determinado objetivo.

Se a pessoa deseja trabalhar força, ela deve fazer menos repetições com maior carga e dar um descanso de 2 minutos entre as séries.

Se o objetivo for manter massa muscular, pode ser com menos carga e mais repetições, com intervalo de 1 minuto em média entre as séries.

Avalie seu condicionamento físico e melhore seus resultados

3. Qual é a função dos intervalos de recuperação entre os exercícios e do descanso entre as séries? E como usá-los de forma inteligente na queima de calorias?

O intervalo serve para repor o estoque de glicogênio muscular que foi usado na série. Dependendo do objetivo o intervalo é diferente.

Para aumentar o gasto calórico durante a musculação: pode-se fazer uma série de membros superiores, bíceps por exemplo, e em vez de fazer a pausa entre as séries, alternar com exercício de perna, como o agachamento, por exemplo.

Assim, ela não tem descanso passivo, apenas descansa uma musculatura enquanto trabalha outra e o treino fica mais intenso e com maior gasto calórico.

Descubra quantas calorias você queima em cada atividade física

4. Pesos livres ou aparelhos? Como saber o que é melhor para os diferentes grupos musculares?

Se é iniciante, melhor usar aparelhos, sem dúvidas. É mais seguro, o movimento é guiado e é difícil errar.

Se é uma pessoa mais avançada e quer mais resultado, o peso livre é mais eficiente.

Calcule a frequência cardíaca ideal para sua idade e defina o ritmo certo para ótimos resultados

5. Há um número máximo de exercícios por série?

Não, sempre depende do objetivo de cada um. Se for para ter maior resistência, por exemplo, existem séries de 30 a 40 repetições, ou, dependendo do exercício, até mais.

Visite nossos especiais Você Mais Saudável - Corpo e Você Mais Saudável - Alimentação.


Quer mais dicas valiosas para turbinar seus treinos? Experimente Vivo em Movimento com Marcio Atalla no seu celular. Acompanhe sempre a página do Marcio Atalla na seção Eles explicam e saiba cada vez mais sobre atividade física.

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