Musculação

22/01/2016 04:00 - Atualizado em 04/12/2016 10:17

Levantamento terra é um exercício completo

O movimento ajuda a trabalhar músculos do corpo que necessitam de estímulos constantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um exercício completo. É assim que se pode descrever o levantamento terra. Indicado para trabalhar diversos músculos do corpo ao mesmo tempo, esse movimento colabora para desenvolver a musculatura de regiões pouco exploradas nos treinos de musculação.

Segundo a professora Damaris Dias, da academia Smart Fit, esse levantamento é um clássico entre os praticantes da atividade física. Num único movimento, ele ajuda a transformar o seu shape de forma integral. “Ele recruta diversos grupos musculares, ajudando no ganho de força”, explica ela.

Os músculos trabalhados no levantamento terra são eretor da espinha, lombar, glúteos, posterior de coxa e quadríceps, sem falar nos estímulos ao trapézio, ao antebraço e às costas. Confira como incluir esse curinga no seu treino.

homem faz levantamento terra

Aprenda a fazer o levantamento terra

Pode parecer difícil no primeiro momento, mas a mecânica é simples. Com muita prática e auxílio de profissionais, você conseguirá fazer o levantamento de maneira segura e sem risco de lesões. A seguir, confira as recomendações de Damaris para acertar no movimento.

Utilize uma barra com peso. Mantenha a largura dos ombros na pegada invertida. Segure a barra à frente do corpo, na altura da linha do quadril. Desça lentamente o aparelho em direção ao solo. Fique na posição clássica de agachamento. Flexione os joelhos e mantenha a postura reta. Em seguida, volte à posição original.

O número de séries e de repetições depende apenas de seu condicionamento físico. O professor deve identificar essas questões ao montar o seu treino. Invista em pesos leves e aumente progressivamente. O exagero pode prejudicar a execução e, até mesmo, exigir que você pare um tempinho.

Saiba Mais
Agachamento hack é opção de treino para definir as suas pernas
Levantamento de peso ajuda no treino de força
Agachamento smith: Aprenda como executar o exercício de forma correta

Cuidados com o levantamento terra

Agora que você já conhece o passo a passo do movimento, que tal conferir quais são os detalhes que podem transformar a prática do exercício em uma atividade ainda mais segura e eficiente? Veja as dicas da professora.

- Evite curvar os ombros e as costas ao descer com o peso. Fique de frente para um espelho. Olhe para o lado e verifique se a sua postura está adequada. Peça auxílio, se necessário.

- Não utilize cargas muito elevadas. O ideal é optar por pesos leves. Aumente a carga ao longo do tempo, conforme seu progresso. Lembre-se: os treinos de academia devem ser monitorados por um profissional. Nada de se arriscar sozinho e acabar com uma lesão, hein?

- Utilize a pegada invertida para sua segurança.

- Mantenha a coluna reta e o abdômen contraído durante toda a execução. Isso protege a sua postura e garante mais força ao praticar o movimento. O core, sem dúvidas, agradece.

Gostou das dicas para realizar o levantamento terra? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outros artigos de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercício básico
levantar peso
core
treino de academia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ