Musculação

23/09/2014 08:34 - Atualizado em 08/12/2016 09:41

Leg Press: Veja dicas para fazer o exercício de forma correta

Leg press tonifica a musculatura das pernas.

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Redação

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O leg press é um dos exercícios mais populares quando o assunto é tonificar a musculatura das pernas. Esse exercício é dividido em duas categorias de aparelhos: lineares e os angulares. O linear não sofre alteração em seu ângulo durante o movimento. Já os angulares possuem variações na plataforma, podendo trabalhar diferentes músculos.

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Dicas para o leg press

O músculo que você vai tonificar enquanto exerce o movimento depende do lugar onde vão estar seus pés na plataforma. Se você ficar com os pés na parte inferior do aparelho, vai forçar mais os quadríceps. Agora, se os pés estiverem mais na parte superior, vai trabalhar mais os glúteos e isquiotibiais (posteriores da coxa).

É importante que, antes de fazer esse exercício, você conheça bem o modo de executá-lo, para evitar possíveis lesões.

Cuidados

Na hora de sentar no aparelho, toda a sua coluna deve permanecer reta, e os ombros precisam estar apoiados no encosto. Os pés devem ficar alinhados, na posição citada anteriormente, já que tudo vai depender de qual musculatura você deseja trabalhar. Durante a execução do exercício, deixe o abdômen contraído.

E lembre-se de manter a lombar e o quadril sempre apoiados no encosto do leg press.

Outro cuidado que também interfere no músculo que você vai trabalhar é o espaçamento dos pés. Se você deixar os pés na largura dos ombros, vai mobilizar a coxa inteira. Já um espaçamento mais aberto dará ênfase aos músculos internos da coxa, adutores e sartório. Por fim, o posicionamento dos pés mais fechados enfatizará os quadríceps externos e abdutores.

Execução passo a passo

- Sente- se no aparelho e coloque os pés na posição correta conforme o seu objetivo.

- Lentamente, abaixe os pesos até que os joelhos fiquem em 90 graus.

- Estenda as pernas, empurrando o peso de volta à posição inicial.

- Você pode fazer três séries de 10 repetições utilizando a carga sugerida pelo instrutor (ou 60% a 80% da carga máxima).

Lembre-se de que as lesões acontecem não pelo exercício em si, mas devido à execução incorreta e aos excessos cometidos. Por isso, o primeiro passo é procurar um educador físico que vai lhe auxiliar a realizar esse treino de maneira certa, dando ênfase aos músculos que você quer tonificar.

Benefícios do leg press

O grande objetivo do leg press é buscar fortalecimento e hipertrofia nas pernas. Além disso, em comparação com o agachamento, o exercício reduz a carga incidente na coluna, diminuindo o risco de dores nas costas e na lombar.

Outro benefício desse exercício é que as pessoas que estão iniciando as atividades físicas podem fazer uso desse aparelho sem grandes preocupações. O aparelho acaba dando suporte para os iniciantes, portanto estes conseguem malhar os músculos das coxas sem provocar lesões.

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pernas
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