Musculação

25/07/2014 11:00 - Atualizado em 08/12/2016 07:07

Hipertrofia à vista: 5 dicas para incrementar seu treino de musculação

Com medidas simples, o treino para musculação pode produzir melhores resultados.

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Redação

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Magreza não é o único indicador de um corpo bem definido. Além da silhueta esbelta, músculos bem torneados são importantes para estar com o corpo sempre em dia. Para isso, nada mais eficaz do que um treino de musculação com o objetivo da hipertrofia.

Treino de musculação para a hipertrofia

treino de musculação deve seguir alguns cuidados e ser muito bem casado com uma dieta alimentar que proporcione a correta regeneração do tecido muscular. Isso porque, na verdade, ao forçar o músculo, você está provocando pequenas lesões em suas fibras. Não sabia?

Nem todo mundo entende o que é hipertrofia, mas essa palavra significa o processo de aumento na massa muscular de um indivíduo. Ela acontece com o rompimento das fibras dos músculos, através do manuseio de aparelhos de musculação. As micro-rupturas dão lugar à reconstrução dessas fibras, aumentando, assim, a proporção de massa magra no corpo.

Parece complicado demais para quem quer apenas "puxar peso", mas pode fazer a diferença entre um resultado mediano e o melhor resultado possível.

5 ideias para seu treino de musculação

Confira nossas dicas para que o seu treino de musculação culmine em bons resultados e o seu corpo fique muito bem definido:

1 - Aquecimento

O aquecimento é tido por muitos como uma frescura, mas é importantíssimo. Ele estimula o fluxo sanguíneo para os músculos e aumenta a flexibilidade e dimensão do movimento, além de prevenir lesões e fornecer energia e motivação para encarar a atividade que vem pela frente.

Sem um bom aquecimento antes das séries de exercícios, certamente o resultado será bem abaixo do possível. Faça ao menos 10 minutos de esteira e, em seguida, alongue os músculos que serão trabalhados. Depois disso você está pronto para puxar os ferros.

2 - Mudança de treino

Se toda vez que você for na academia repetir sempre as mesmas séries, com o mesmo peso, seu corpo logo vai se acostumar com o exercícios e a musculação deixará de ter efeito. Para que isso não aconteça, varie o tempo todo o seu programa no treino de musculação.

Não precisa mudar tudo, mas vá acrescentando novos estímulos, aumentar o número de repetições, aumentar a carga de determinado aparelho. Variar também evita que você se canse da rotina de treinamento - uma boa dica é colocar para o começo da atividade aqueles exercícios que você gosta menos, para não correr o risco de “matá-lo” no final.

3 - Descanso

Se você não tiver uma boa noite de sono e descansar adequadamente entre os dias de exercícios, os músculos podem ficar sobrecarregados e prejudicar o seu treino de musculação.

O descanso é necessário para que o organismo libere hormônios ímpares, fundamentais para a construção da massa muscular e queima de gordura. Além disso, não respeitar os intervalos entre os dias de musculação também pode originar lesões desagradáveis.

4 - Alimentação

É a alimentação que vai fornecer ao seu corpo os nutrientes necessários para a reconstrução do tecido muscular, o que vai originar a hipertrofia e definir o seu corpo.

Aposte em alimentos como a batata doce, a clara de ovo, frango e outras carnes magras, aveia, banana e outros, repletos de proteínas. Os carboidratos também são importantes, pois vão fornecer a energia que o seu corpo precisa para poder encarar as atividades.

5 - Whey protein

Este é um suplemento alimentar feito com a proteína do soro do leite. Ele é muito utilizado por praticantes de musculação no mundo inteiro, pois a quantidade de proteínas que contém é ideal para gerar a hipertrofia. O whey protein pode ser misturado ao leite, à água ou então usado no preparo de uma série de receitas.

Você já faz uso de whey protein, ou já pratica alguma dessas 5 dicas? O que você acha que pode te ajudar a alcançar mais resultados?

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hipertrofia
ganho de massa
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