Musculação

02/03/2016 03:00 - Atualizado em 29/11/2016 01:24

Ganhar massa muscular na meia idade é possível

Aumento de massa muscular acontece aliando exercício, descanso e nutrição.

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Redação

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Puxar ferro na academia para ganhar massa muscular não é uma atividade exclusiva para jovens. Se você já passou dos 40, também pode fazer exercícios de musculação e aproveitar todos os benefícios e resultados.

Na realidade, dependendo do ponto de vista, pode-se dizer que a musculação é até mais importante para pessoas da meia idade que para jovens. Isso porque, com o avançar dos anos, há um declínio natural na massa muscular. Tanto em homens quanto em mulheres, há mudanças nos níveis de hormônios, inclusive naqueles que regulam a manutenção ou aumento de massa magra.

Ainda por cima, há mudanças na taxa metabólica, favorecendo o acúmulo de gordura no corpo. Ou seja, os jovens, mesmo sem fazer exercícios para ganhar massa muscular, têm mais facilidade em manter um corpo saudável, unicamente por questões da idade. Depois dos 40, esses privilégios já não existem mais, e é aí que entra em cena a musculação.

homem de meia idade treina pra ganhar massa muscular

Como ganhar massa muscular

Apesar de ser um exercício seguro e de baixo impacto, convém tomar uma série de cuidados, já que, à medida que os anos passam, ficamos mais propensos a lesões. Além de consultar o seu médico para que ele avalie se o seu histórico oferece alguma restrição a esse tipo de exercício, é importante contar com a ajuda de um personal trainer, que criará um plano de treino eficaz, de acordo com sua capacidade.

Para ganhar massa muscular mais rápido e sem prejudicar a sua saúde, vale combinar os exercícios de musculação, atividades aeróbicas - como esteira, bicicleta ou pular corda -, uma dieta rica em proteínas e períodos de descanso para os músculos.

É justamente para preparar o programa de treinos ideal que você precisa de um personal trainer. Provavelmente ele irá desenvolver um plano de exercícios breve, mas intenso. Afinal, ter mais de 40 anos não impede de treinar forte. É importante dedicar muita atenção aos alongamentos, já que a flexibilidade é uma das qualidades mais prejudicadas com o passar dos anos.

Outro ponto de atenção é quanto às articulações. Mesmo que o impacto da musculação seja menor que o provocado por outros tipos de atividades, um erro em determinado movimento em uma máquina pode ter consequências muito dolorosas depois de várias séries de exercícios.

Nutrição, descanso e atividade aeróbica

Não é apenas puxando ferro que você vai ganhar massa muscular. Na dieta, que serve de suporte para os treinos, não podem faltar os carboidratos, que fornecem energia ao organismo, e as proteínas.

Quando forçamos os nossos músculos com os pesos, estamos rompendo as fibras, pedindo para que nosso organismo faça a reposição. E as proteínas são a matéria-prima para que a nossa massa muscular seja renovada.

Converse com o seu personal trainer para preparar um cardápio que faça você ganhar massa muscular e também para programar os dias de descanso. É nesse período que o organismo encaminha a hipertrofia, ou seja, a produção de músculos após o estímulo físico. Por fim, não se esqueça de que, intercalando a musculação com exercícios aeróbicos, seus resultados podem ser potencializados.

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massa magra
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