Musculação

28/12/2015 12:00 - Atualizado em 06/12/2016 04:02

Front lever exige força e concentração

O exercício é indicado para praticantes avançados, pois exige força e resistência muscular.

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Redação

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Para quem não gosta de ficar preso na academia ou prefere atividades mais dinâmicas, os exercícios calistênicos, conhecidos também como street workout, são uma boa opção. Eles são feitos utilizando o peso do próprio corpo, e um dos movimentos mais eficazes da modalidade é o front lever, que trabalha diversos grupos musculares e traz bons resultados para o treino.

Com diversas variações e formas de ser feito, o front lever é um exercício intenso, que pode ser realizado na barra fixa ou nas argolas. Ele exige muita força e resistência muscular, principalmente da região abdominal e da parte superior do corpo, não sendo apropriado para os iniciantes.

homem pratica front lever ao ar livre

Aproveite os benefícios do front lever

O front lever pode ser feito de várias formas, sendo indicado para quem já realiza atividades físicas e possui condicionamento. Como é um exercício intenso e que exige força, pode acabar causando lesões em praticantes que não estejam preparados.

Por isso, é importante sempre ter a orientação e o acompanhamento de um profissional especializado. A precaução garante não só um treino mais adequado para cada caso, mas também mais segurança para a execução correta dos movimentos.

mulher faz front lever na academiaO exercício exige força principalmente dos ombros para sua execução, fortalecendo os músculos deltoides.

Além disso, trabalha a cintura, que estabiliza o tronco enquanto é erguido, os músculos das pernas, por se manterem tensos e retilíneos, e os braços, enquanto mantêm o corpo pendurado na barra durante o exercício.

Os músculos abdominais também são exigidos para manter o corpo alinhado.

Ao praticar o front lever, é preciso ter alguns cuidados para evitar lesões. Se for mal executado, pode provocar o rompimento dos tendões dos ombros.

Caso o praticante não tenha força suficiente na parte superior do corpo para se erguer e se manter pendurado, pode acabar causando quedas, também.

Outro fator que merece atenção é se os músculos da cintura forem fracos, podendo assim fazer o indivíduo sentir dores nas costas enquanto estiver se exercitando.

Esses riscos apenas reforçam a importância de ter preparação física para realizar o movimento.

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Saiba executar o exercício corretamente

Para realizar o front lever de maneira segura e correta, é importante ter a indicação de um profissional, que irá mostrar a melhor variação do exercício para cada caso e como executá-la. Para todos os tipos, a posição inicial é a mesma: braços separados apoiados em uma barra, com o corpo acima do chão e abdômen e glúteos contraídos.

Para os principiantes no exercício, é indicado começar utilizando as barras fixas, deixando as argolas para as fases mais avançadas do treino. Elas tornam o movimento mais difícil, pois exigem mais força e habilidade, devido à base instável.

O movimento pode ser executado de várias formas: deixando-se o corpo paralelo ao chão com as pernas esticadas, formando uma espécie de ponte horizontal, ou com as pernas dobradas em direção ao peito, variação mais indicada para iniciantes.

Para começar, deve-se ficar estático na posição por alguns segundos, antes de iniciar a movimentação para cima e para baixo, para sentir o peso do corpo e verificar se é possível aguentá-lo durante o exercício.

Você se sente capaz de realizar esse exercício? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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