Musculação

18/11/2014 02:08 - Atualizado em 03/01/2017 06:18

Exercício para glúteos: Veja como preparar o seu treino

Exercício para glúteos, como afundo, agachamento e extensão de quadril, é essencial para arrasar no verão.

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Redação

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O bumbum é conhecido como paixão nacional, por ser uma das partes mais admiradas do corpo feminino. Com a chegada do verão, as mulheres intensificam os treinos nessa região, para poderem vestir o biquíni sem medo. E você? Já escolheu qual exercício para glúteos vai praticar? Conheça os melhores e descubra como encaixá-los na sua rotina de treino.

Melhores tipos de exercício para glúteos

Os músculos dos glúteos são alguns dos mais difíceis de fortalecer, já que são grupamentos muito densos. O tamanho do bumbum também influencia, já que quanto maiores forem os glúteos, mais músculos devem ser trabalhados. Por isso, o acompanhamento de um educador físico é imprescindível na hora de escolher um exercício para glúteos que realmente dê resultados.

E quando o assunto é malhar o bumbum, o exercício mais utilizado é o agachamento. Ele já foi chamado de rei dos exercícios, pois além de trabalhar os glúteos, ainda fortalece as coxas, as costas e a parte inferior do abdômen. A única recomendação é o cuidado com a postura, já que os movimentos podem lesionar a coluna e os joelhos se forem feitos de maneira incorreta.

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Outro exercício para glúteos muito eficaz é o afundo. O principal benefício desse exercício é que ele trabalha ambos os glúteos ao mesmo tempo. Enquanto um está sendo contraído, o outro é alongado, potencializando o esforço. E é possível aumentar o grau de dificuldade, apoiando o pé em uma fitball ou utilizando halteres com carga.

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A extensão de quadril no solo, além de ser uma atividade que dá resultados rápidos, ainda é um exercício para glúteos que pode ser feito em casa. Mas é preciso ter consciência corporal. A coluna precisa ficar bem ereta e o quadril encaixado, para que não haja lesões ou dores após o fim da prática, já que as costas costumam sair da posição correta quando a perna é levada para trás.

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Exercício para glúteos: Qual o seu tipo?

O primeiro passo para organizar o seu treino é definir o tipo de bumbum que você tem e quais os músculos que você mais precisa. Os músculos do bumbum se dividem em glúteo mínimo, glúteo médio e glúteo máximo. O primeiro fica onde começa a curva do bumbum. O médio se encontra na base das costas, na parte posterior da pele. Já o máximo é o maior deles, compõe a maior parte do bumbum.

Se você tem um bumbum achatado, precisa focar no trabalho com o glúteo médio, que lhe dará volume muscular, deixando as nádegas mais arredondadas e rígidas. O agachamento é o exercício ideal para esse tipo de bumbum, pois trabalha exatamente nessa área dos glúteos. Para quem quer um bumbum grande, sem aumentar os quadris, essa é uma boa ideia.

Para quem tem o bumbum volumoso mas caído, a tática é reforçar o glúteo mínimo, que é o músculo responsável por dar sustentação aos demais. O afundo é o exercício para glúteos perfeito, pois alonga os músculos médio e máximo, contraindo o glúteo mínimo. É essa contração das fibras musculares que faz com que o músculo ganhe rigidez.

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