Musculação

10/12/2014 10:42 - Atualizado em 30/11/2016 10:55

Exercício aeróbico: Descubra se é melhor antes ou após a musculação

A decisão de realizar o exercício aeróbico antes ou depois do treino depende do seu objetivo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A dúvida é comum, tanto para quem é novato nas academias como para quem já tem experiência na área: afinal, o exercício aeróbico prejudica a musculação se for realizado antes? Quais as consequências de deixar a atividade cardiorrespiratória para depois do treino? Entenda como isso afeta o seu desempenho o os seus objetivos.

exercício aeróbico

Exercício aeróbico: Tudo depende do seu objetivo

Para entender se o exercício aeróbico deve ser realizado antes ou depois da musculação, é preciso compreender como se dá o processo de queima de gordura do organismo.

Quando iniciamos iniciamos uma atividade física, o corpo faz uso de uma reserva energética conhecida como glicogênio muscular. Essa substância é responsável por fornecer energia para os músculos realizarem as atividades intensas da musculação, por exemplo. Quando a reserva se esgota, o corpo começa a queimar gordura.

Portanto, tudo vai depender do seu objetivo. Fique atento às seguintes dicas, que consideram a sua motivação em realizar o exercício:

Se você quer emagrecer:

Para quem busca a queima de calorias, deve realizar a musculação antes do exercício aeróbico, porque, depois do treino, o corpo estará mais propenso a queimar gordura.

Se você quer ganhar massa muscular:

Realizar o exercício aeróbico antes do treino pode consumir as reservas de glicogênio, esgotando a energia necessária para hipertrofiar os músculos. Esse procedimento prejudica o desempenho. Novamente: deixe o aeróbico para depois.

Se você quer melhorar o condicionamento:

Caso você pretenda correr uma maratona, esteja treinando para uma corrida de rua ou queira simplesmente melhorar o condicionamento, comece pelo exercício cardiorrespiratório.

Exercício é ideal para queimar calorias

Quando se fala em perder peso e queimar calorias, os exercícios aeróbicos tendem a apresentar melhores resultados quando comparados à musculação pura e simples. Combinar as duas práticas, no entanto, potencializa os benefícios, pois, ao mesmo tempo em que a gordura é queimada, os músculos são tonificados.

É importante entender, contudo, que o emagrecimento depende de uma ingestão calórica negativa: consumir menos calorias do que gasta é fundamental. De nada adianta passar horas na academia se, no jantar, você comer uma pizza sozinho.

Ficar atento à alimentação é essencial para quem busca emagrecer e também para aqueles que miram uma qualidade de vida superior. Organize uma dieta baseada no consumo de frutas, vegetais e grãos. Além disso, exclua do cardápio as gorduras saturadas e os alimentos sem nutrientes.

Descubra o melhor exercício aeróbico

Para potencializar os benefícios dos exercícios cardiorrespiratórios, é válido experimentar várias modalidades, a fim de encontrar aquela que mais se adequa ao seu perfil. Opções não faltam: é possível correr na rua ou em esteiras inclinadas; pedalar em estradas ou usar a bicicleta ergométrica da academia.

Não desanime até descobrir uma modalidade de exercício aeróbico que lhe dê real prazer, alcançando a endorfina. Quando isso acontece, a prática se transforma em lazer, a disciplina é mais fácil de ser seguida e os resultados são potencializados.

É importante ressaltar, também, que qualquer tipo de atividade esportiva deve ser acompanhada por profissionais especializados, a fim de prevenir lesões e evitar complicações à saúde. Se possível, consulte um médico antes de começar a praticar, para avaliar os limites de seu corpo.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
exercícios físicos
academia
aeróbico
boa forma

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ