Musculação

10/07/2015 11:22 - Atualizado em 04/12/2016 11:28

Escolha os melhores tipos de alongamento para o seu treino

Aumente a flexibilidade e melhore a postura com os exercícios certos.

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Redação

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Investir em diferentes tipos de alongamento é um hábito muito saudável e deve ser incentivado em todas as idades. A técnica não precisa ser, necessariamente, dolorida nem causar exaustão. Movimentos simples já contribuem para maior flexibilidade e melhoram a postura de forma efetiva.

Ana Paula B. Karolczak, fisioterapeuta e mestre em Ciências do Movimento Humano, explica que os variados tipos de alongamento promovem o relaxamento, auxiliam na dor muscular e são componentes essenciais nos programas de condicionamento físico, melhorando a execução e a funcionalidade de atividades diárias.

tipos de alongamento

A importância dos diferentes tipos de alongamento

Os diversos tipos de alongamento promovem o estiramento das fibras musculares. “Em relação à prevenção de lesões, é mais interessante que o treino seja iniciado com um aquecimento e, ao final, o alongamento pode ser utilizado como forma de relaxamento”, indica a profissional.

É importante lembrar que a orientação de um profissional de Educação Física é fundamental. Ele irá traçar um plano de exercícios de acordo com os objetivos pretendidos. “O alongamento muscular faz parte do desenvolvimento da flexibilidade. Porém, outros fatores podem interferir na flexibilidade, tais como problemas neurológicos e articulares”, esclarece a fisioterapeuta.

Segundo a profissional, existem evidências científicas de que o alongamento não diminui o risco de lesão, tampouco a dor muscular tardia após exercícios. No entanto, para movimentos amplos, livres e harmônicos, é necessária uma boa flexibilidade. “É sempre importante consultar um profissional para melhor orientar os exercícios corretos para cada caso”, completa.

A diminuição da flexibilidade pode ser uma consequência de não se alongar, causando um encurtamento muscular, que pode provocar movimentos menos harmônicos. Outra consequência dessa diminuição é a presença de dor.

“Por exemplo, pessoas que trabalham sentadas por um longo período de tempo devem alongar músculos da região posterior da coxa e da coluna lombar para compensar a tensão desenvolvida nesses grupos musculares”, afirma Ana Paula.

Entre as consequências do encurtamento muscular podem ser citados aumento do gasto energético, má postura, aumento de câimbras e compressão das fibras nervosas.

Conheça 3 tipos de alongamento

Alongamento estático

Considerado um dos tipos de alongamento mais tradicional, é feito quando o indivíduo estica o músculo, permanecendo em posição estática. O atleta deve permanecer na posição entre 20 e 30 segundos.

Alongamento balístico (dinâmico)

Elevação dos joelhos ou dos braços, agachamento e rotação são alguns dos movimentos que potencializam a mobilidade das articulações. Esse é um dos tipos de alongamento indicados para aumentar a flexibilidade.

Facilitação neuromuscular proprioceptiva

O exercício requer o auxílio de outro indivíduo segurando o membro por de 20 a 30 segundos em determinada posição, alongando-o. O exercício deve ser seguido por um período de relaxamento.

tipos de alongamento

Atenção aos movimentos

Em qualquer idade, é muito importante que o atleta que esteja realizando qualquer um dos tipos de alongamento tenha atenção quanto à sua execução. Fazer os movimentos de maneira incorreta podem acarretar uma série de danos e inclusive lesões sérias.

Ter consciência corporal é fundamental para se esforçar, mas sem ultrapassar os limites do corpo. O alongamento contribui para desenvolver essa consciência, descobrindo-se potencialidades e fraquezas. É natural que alguns exercícios sejam mais leves e outros, mais desafiadores.

Você possui o costume se alongar? Qual a técnica que lhe dá maior sensação de relaxamento? Conte para nós! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de atividade física.

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flexibilidade
postura
fibras musculares
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