Musculação

02/01/2015 12:19 - Atualizado em 03/12/2016 12:45

Equipamentos de musculação: Como montar uma estação em casa

Uso de equipamentos de musculação deve ser orientado por profissional para otimizar os resultados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A academia de ginástica é o local mais indicado para realizar exercícios físicos. No entanto, com alguns equipamentos de musculação, é possível montar um local para se movimentar dentro de casa mesmo.

Vale investir em equipamentos de musculação?

É sempre recomendável estar acompanhado de um profissional para orientar os treinos. E isso vale também para o ambiente doméstico. Se alguns cuidados com excesso de peso, tempo nos aparelhos e intensidade dos exercícios forem cuidados, o treino em casa pode ser eficiente.

equipamentos de musculacao

Conheça 6 equipamentos de musculação

Conheça alguns dos principais equipamentos de musculação, saiba suas funções e como utilizá-los na sua estação pessoal.

Esteira

Utilizada para emagrecer, melhorar o condicionamento físico e ganhar músculos, a esteira ergométrica é um dos equipamentos de musculação chamados aeróbicos (que utilizam de oxigênio para gerar energia aos músculos).

Por proporcionar um alto gasto calórico, dependendo da intensidade do treino, ela é capaz de promover mudanças fisiológicas. Entre seus benefícios, está a elevação da temperatura do corpo, o refluxo de sangue e de fluidos corporais, o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Halteres

Os halteres são pesos simples, em bases de ferro fundido. Costumam estar presentes em qualquer academia e são os equipamentos de musculação com maior diversidade de uso. Servem para combater a gordura corporal, além de doenças cardíacas, câncer, ansiedade, depressão e a decadência física.

Você pode encontrar os pesos em locais especializados em artigos para esportes ou mesmo na internet. Eles variam em tamanho, formato e peso, mas os mais utilizados são os itens com duas bolas nas pontas e uma base para mãos no meio. Comece com menos pesos (2kg ou 3kg) e vá aumentando conforme os músculos forem sendo tonificados.

Bola inflável

As bolas infláveis são equipamentos de musculação que oferecem múltiplas funcionalidades. Elas podem ser utilizadas para fazer abdominais e exercícios localizados para pernas, coxas, glúteos e postura.

Além disso, são eficientes para desenvolver a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a flexibilidade. São feitas de materiais como PVC forte, espuma sólida ou borracha e aguentam até mais que 100kg. Para utilizar elas em casa, verifique um tamanho adequado à sua altura. Por exemplo, para quem mede entre 1,55m a 1,87m, as bolas ideais têm entre 55 cm e 65 cm.

Supino

O supino é um dos equipamentos de musculação utilizados para fortalecer a região do peitoral e dos tríceps. Os exercícios podem ser feito em variações - as modalidades mais comuns são a reto e a inclinada. O aparelho consiste em um banco reclinável e uma barra com suporte que pode ter os pesos trocados, de acordo com a musculatura de cada pessoa.

Cadeira extensora

Utilizada para fortalecer a musculatura da parte anterior da perna, a cadeira extensora possui apoios para os pés (que ficam atrás de barras estofadas). Os pesos se localizam ao lado do equipamento e são trocados de acordo com cada musculatura. No treino, são levantados os pesos em repetições.

Mesa flexora

Em forma de uma mesa na qual a pessoa deita e apoia os pés para trás (abaixo de barras estofadas), a mesa flexora funciona para fortalecer os músculos da região posterior da perna, principalmente coxas e glúteos. O exercício é feito flexionando os joelhos contra a resistência.

Gostou de conhecer os principais equipamentos para a sua malhação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
academia em casa
musculação
malhação
exercícios

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ