Musculação

26/09/2014 02:15 - Atualizado em 01/12/2016 10:41

Entre na coreografia do body pump e queime muitas calorias

Sucesso nas academias, o body pump garante bons resultados na hora de malhar.

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Redação

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O body pump é um programa de ginástica que já está presente em muitas academias. Os movimentos dessa prática utilizam barras e anilhas, ajudando a fortalecer o corpo. E, além da definição muscular, essa aula proporciona outra vantagem: auxilia no emagrecimento.

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Uma hora de body pump pode queimar até 500 calorias. Por ser um exercício dinâmico que utiliza barras, step e música animada, fica impossível não acabar com as gordurinhas indesejadas.

Resultados do body pump

Quem busca hipertrofia muscular vai gostar dos resultados que o body pump proporciona em relação a isso. Como os movimentos normalmente utilizam peso, você consegue tonificar e aumentar a sua musculatura, ficando com o corpo sarado.

Durante três meses, a rotina dos exercícios permanece a mesma, para que o aluno alcance excelência na execução dos movimentos e tenha um estímulo muscular, acelerando o alcance dos benefícios. Toda a aula dessa prática segue a mesma ordem: aquecimento, agachamento, peito, costas, tríceps, bíceps, afundo, ombros, abdominal e alongamento.

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O body pump possui uma série de benefícios, como: melhora a resistência e força muscular; ajuda na queima da gordura localizada; elimina a flacidez; previne contra a osteoporose e ainda, melhora a sua postura.

O interessante é que os exercícios são feitos em grupo, em aulas de academia. O aspecto positivo é que isso pode ajudar a ter mais motivação na hora de malhar. Muitas pessoas não gostam de academia, porque se sentem entediadas, sem estímulo para levantar peso sozinhas.

Quem pode praticar o body pump?

O body pump pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que não possua nenhuma restrição médica. Os exercícios possuem diversos níveis de condicionamento. Para ter bons resultados, é importante que você crie uma rotina e faça a aula pelo menos uma vez por semana.

Entretanto, não realize essa prática todos os dias. É necessário que o corpo tenha um tempo para a recuperação de suas estruturas. O aconselhável é que você faça a aula um dia sim e outro não, revezando com outra atividade que não essas mesmas características.

Para saber a quantidade de peso que você deve usar, consulte o professor. O educador físico é a melhor pessoa para indicar isso. Mas a regra é a seguinte: quando se trabalham os grandes agrupamentos de músculos (peito, costas e membros inferiores) a carga será maior do que quando se trabalham grupamentos pequenos (ombros, tríceps e bíceps).

Tome alguns cuidados básicos. Evite fazer a aula sem ter se alimentado antes, isso pode lhe deixar fraco para realizar os movimentos necessários.  E consuma bastante carboidrato antes do treino: eles são a melhor fonte de energia.

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