Musculação

06/11/2014 07:01 - Atualizado em 28/11/2016 04:52

Descubra se vale a pena contratar personal trainer

Normalmente, contratar personal trainer pode proporcionar melhores resultados na academia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Atualmente, a busca pelo condicionamento físico ideal tem levado muitas pessoas a procurarem atendimento especializado, tentando otimizar os resultados dos exercícios físicos. Uma das principais opções de acompanhamento individual é o auxílio de um personal trainer.

Mas como saber quando é adequado contratar um profissional? Listamos algumas das possíveis vantagens e desvantagens para você fazer a melhor escolha e não se arrepender depois.

Personal trainer promete atendimento individual

A principal diferença associada ao trabalho do personal trainer está no método de trabalho individualizado: ele atende os clientes como se fosse um médico particular ou um fisioterapeuta, cobrando um valor específico por hora de acompanhamento. Essa característica pode ser positiva ou negativa para o progresso das atividades, dependendo da abordagem do profissional e das particularidades de cada caso.

personal-trainer

Principais vantagens

Horários flexibilizados

Ao contratar um personal trainer menos requisitado, é possível adequar os horários dos treinos à disponibilidade do aluno. Além disso, o personal pode prestar seus serviços em casa, na academia do prédio, em parques ou na academia. Para quem tem uma rotina muito atribulada e pouco tempo disponível, pode ser uma boa opção.

Características físicas respeitadas

É recomendado o acompanhamento profissional para quem tem problemas físicos, como doenças crônicas, limitações de movimento ou problemas nas articulações. O profissional de educação física conseguirá prescrever a atividade física ideal para cada caso, acompanhando de perto a realização dos movimentos a fim de eliminar o risco de lesões.

Mais concentração

Muitas pessoas perdem o foco em ambientes tumultuados, como academias. O personal trainer ajuda a manter a concentração e a otimizar os resultados, sem deixar o aluno perder tempo com futilidades durante o treino.

Estímulo à atividade

Quem sofre com a preguiça pode encontrar no acompanhamento profissional uma razão a mais para se exercitar, até porque o personal busca estimular o aluno a todo momento, trabalhando como um motivador.

Relatórios de desempenho

Um bom personal irá oferecer planilhas com o desempenho do aluno quantificado, para mostrar a evolução do treinamento. Esse acompanhamento especializado contribui para otimizar os resultados.

Resultados

O profissional poderá montar treinos exclusivos e adaptá-los ao aluno sempre que necessário, de forma a obter sempre os melhores resultados. Além disso, o atendimento exclusivo acaba levando o personal a captar qualquer erro na execução do exercício - desvios que poderiam passar despercebidos por instrutores da academia. E da execução perfeita em cada aparelho depende o ganho de massa e definição obtidos.

Possíveis desvantagens

Custo

Contratar um profissional de educação física não costuma sair barato. Em média, o valor varia de 60 a 200 reais por hora, dependendo do grau de especialização. O alto custo pode acabar inviabilizando uma rotina frequente de aulas, limitando-as a duas ou três por semana.

Menos socialização

Se você dá valor ao aspecto social da academia, onde é possível cultivar amizades e manter contato humano, o atendimento individualizado pode ser monótono ou desestimulador. Assim, conhecer as próprias preferências é fundamental para fazer uma boa escolha.

Personal trainer não faz milagre

É importante lembrar que não existe milagre. Seja na academia, com personal ou mesmo sozinho, a disciplina e a mudança de comportamento são fundamentais para atingir os resultados desejados. De nada adianta contratar um personal se hábitos nocivos ao organismo - como o tabagismo, por exemplo - não forem abandonados. Embora o profissional de educação física consiga potencializar as atividades físicas, os resultados continuam dependendo da sua força de vontade e dedicação.

Gosta das nossas dicas de atividades físicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
academia
musculação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ