Musculação

06/08/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 11:10

Descubra como usufruir do descanso ativo sem descuidar da saúde

Descanso ativo ajuda a perder peso de forma mais rápida durante a musculação.

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Redação

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Com o inverno ficando para trás, muita gente já começa a projetar o verão – e isso envolve, claro, chegar com um corpaço para a estação mais quente do ano. As academias voltam a ficar cheias e o objetivo é quase sempre o mesmo: emagrecer de forma rápida e saudável e entrar em forma com qualidade de vida. Para chegar nessa meta e arrasar na praia ou na piscina com um corpo bonito, uma das maneiras mais utilizadas é combinar a musculação com o descanso ativo. Mas o que é isso?

descanso ativo
Com o descanso ativo, é possível emagrecer de forma mais rápida. Foto: Shutterstock

O descanso ativo consiste em fazer, no que seria o intervalo de uma série de exercícios na academia, outro tipo de exercício, focado em outra região do corpo, por um curto espaço de tempo. Como explica o personal trainer Bruno D'Orleans no seu site, “baseia-se em utilizar o intervalo entre as séries para realizar outros exercícios que mantenham a frequência cardíaca elevada dentro de um limiar específico.

É a aplicação de uma série de estímulos, com intervalos que propiciem uma recuperação parcial", e é recomendado para quem não tem muito tempo para conciliar treinos de força com trabalhos aeróbicos. Com isso, você consegue queimar ainda mais calorias em um período menor, descansando os grupos diferentes de musculatura enquanto realiza um trabalho.

Descanso ativo colabora com o emagrecimento

Um exemplo de descanso ativo é, ao fazer uma série de supino, aproveitar o intervalo entre um e outro trabalho para correr por um minuto na esteira, em alta velocidade, ou realizar 10 saltos sobre o banco. Com isso, enquanto os músculos trabalhados no supino descansam, você aproveita para melhorar o condicionamento aeróbico e outro grupo da sua musculatura.

A ideia é sempre misturar os trabalhos: enquanto se faz uma série de força, o intervalo é dedicado a uma série rápida de resistência, podendo ser feita na esteira, na bicicleta ergométrica ou em outro aparelho. O treino pode ser feito de acordo com o seu próprio gosto, com uma receita simples: basta aliar as séries de força de alta carga com a movimentação do corpo durante o espaço que seria utilizado para descansar. Este tipo de procedimento é utilizado por atletas profissionais e também por atletas dedicados na academia, que conseguem manter a forma e perder peso de maneira rápida.

Cuidados necessários para o descanso ativo

Só é preciso tomar cuidado com algumas coisas: primeiro, não se pode deixar de lado o trabalho específico que for feito durante o descanso ativo – no caso de um treino aeróbico no intervalo, é preciso fazer o trabalho aeróbico completo também na academia; segundo, não se pode realizar o procedimento em todo o treino feito na musculação, para não chegar ao caso de overtraining e não causar um estresse desnecessário em alguma região do corpo que for muito exigida. Além disso, o descanso ativo não é recomendado a pessoas que recém começaram a fazer musculação ou por pessoas sedentárias que retomaram as atividades físicas há pouco tempo.

E aí, gostou do texto ? Já experimentou o descanso ativo ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

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