Musculação

05/09/2014 08:52 - Atualizado em 05/12/2016 09:39

Descubra como a musculação pode reduzir percentual de gordura

Para reduzir percentual de gordura, você deve ir além do exercício aeróbico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas pessoas acreditam que apenas exercícios aeróbicos queimam as calorias indesejadas. Mas saiba que isso não é verdade. Se você quer reduzir percentual de gordura e ter um corpo definido, você deve ser adepto também da musculação.

reduzir-gordura-corporal

Reduzir percentual de gordura é qualidade de vida

Malhar acaba acelerando o metabolismo do corpo, fazendo com que você perca gordura. “Um dos benefícios do treinamento de força é a elevação do número e do tamanho das mitocôndrias nas células musculares. Essa adaptação melhora a capacidade de algumas fibras musculares de utilizarem ácidos graxos como fonte de energia, ajudando, dessa forma, na redução da gordura corporal”, explica a nutricionista Renata de Oliveira.

Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço acontece um processo chamado de gliconeogênese. É esse processo o responsável por reduzir percentual de gordura no seu corpo, já que ele utiliza a gordura para repor as calorias perdidas durante o treino.

Como a musculação acelera o metabolismo, você continua queimando gordura mesmo depois de ter acabado o treino, diferentemente dos exercícios aeróbicos. Por exemplo, após uma caminhada (que é um exercício aeróbico) o organismo demora uma hora para voltar ao normal e nesse tempo perdemos apenas 10 a 15 calorias. Agora, depois da musculação o metabolismo fica 12% mais acelerado e até 15 horas após o treino esta taxa continua 7% mais alta do que o normal.

reduzir-percentual-de-gordura

Isso significa que, você não perde calorias apenas durante o treino. Se você malhou de manhã, durante o restante do dia seu metabolismo estará mais elevado e vai reduzir percentual de gordura maior do seu corpo.

Uma das características da musculação é aumentar a massa magra. Esta massa magra tem o benefício de acelerar o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Consequentemente, quanto maior a porcentagem de massa muscular, mais acelerado vai ser o seu metabolismo e facilmente você vai perder calorias.

Entenda como reduzir percentual de gordura

Para você entender como a musculação realmente pode trazer benefícios, entenda a comparação: se você ganhar 1kg a mais de músculos (o que acaba não sendo muito difícil de conseguir) você vai consumir 15 kcal a mais por dia. Você vai poder eliminar até 2kg a 3kg de gordura em três meses, fazendo musculação 3 vezes por semana. Obviamente, uma boa alimentação também é necessária, para que o resultado seja mais rápido e permanente.

O ideal para reduzir percentual de gordura é juntar as atividades físicas com uma alimentação balanceada e exercícios aeróbicos com a musculação. O equilíbrio é sempre a melhor opção quando se quer ter um corpo bonito e saudável.

“Muitas pessoas acreditam que, para reduzir percentual de gordura corporal é necessário fazer somente exercícios aeróbicos. Sabemos hoje que isso caiu por terra, e que se você pretende ter um físico mais definido, a musculação ou os exercícios de força tem um papel essencial”, acrescenta a nutricionista.

E aí, curtiu as dicas de como reduzir percentual de gordura? Vai colocar em prática? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
musculação
gordura localizada
emagrecimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ