Musculação

10/10/2015 09:51 - Atualizado em 28/11/2016 08:18

Definição muscular não acontece da noite para o dia

O processo exige comprometimento, disciplina e força de vontade.

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Redação

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Conquistar um corpo bonito é uma tarefa que exige comprometimento e disciplina. A definição muscular só acontece com uma combinação de fatores, tais como dieta equilibrada, treino e hábitos saudáveis.

O professor Rafael Machado de Souza, mestre em Educação Física, explica que a definição é sinônimo de emagrecimento. Para obter resultados positivos, é necessário eliminar a gordura e adquirir massa magra. Entenda como isso funciona na prática.

mulher exibindo toda sua definição muscular

Como conquistar a definição muscular

Para chegar à definição muscular, primeiro você precisa conquistar mais massa magra. Isso ocorre com a hipertrofia, ou seja, com o ato de desenvolver mais os músculos. Os treinos com séries alternadas trabalham os diferentes membros, garantindo uma definição uniforme.

Em segundo lugar, é necessário eliminar a camada de gordura, pois ela tende a "esconder" os músculos, interferindo na definição. Por isso, exercícios aeróbicos são tão importantes quanto a musculação para alcançar o objetivo. Corrida, ciclismo ou lutas são alternativas de atividades que queimam calorias.

Aliada ao treino, a alimentação desempenha um papel fundamental. O educador físico explica que uma dieta restritiva promove um balanço calórico negativo. Na prática, você queima mais calorias que ingere.

Segundo Rafael, não é adequado dizer que existe exercício para definição dos músculos. "Um conjunto de práticas de exercícios físicos aeróbicos e anaeróbicos associados a uma dieta restritiva poderá promover o emagrecimento e a definição muscular."

Mas, afinal, quanto tempo demora até que apareçam os resultados? O especialista conta que, para uma pessoa diminuir um quilograma de sua massa corporal, ela precisa gastar 7700 calorias. "O tempo para ocorrer uma definição muscular vai depender da frequência, da duração e da intensidade do treinamento, muito associado à dieta alimentar", esclarece.

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Disciplina e acompanhamento

Se você está decidido a trincar o corpo, precisa desenvolver hábitos regrados. Por exemplo, fique atento às refeições pré e pós-treino.

A primeira deve conter preferencialmente carboidratos, que darão energia para as atividades físicas. Após os exercícios, a proteína é uma grande aliada, pois colabora na recuperação dos músculos. Um nutricionista poderá lhe auxiliar na criação de uma dieta eficaz para definir o corpo.

Além disso, um acompanhamento com um educador físico também é muito importante. Ele poderá avaliar quais exercícios são ideais para o seu biótipo e para o seu objetivo.

Por fim, lembre-se que o descanso é outro ponto-chave para alcançar a definição dos músculos. O chamado sono anabólico estimula o crescimento muscular e reflete diretamente nos resultados do treino. O período de descanso proporciona tempo para que as células se recuperem e para que o hormônio do crescimento seja produzido.

Para manter os resultados após conquistar o objetivo, é importante permanecer com os bons hábitos e continuar a rotina de atividades. Apostar em uma alimentação equilibrada contínua e na prática regular de exercícios possibilita que seu corpo continue firme e bonito por muito mais tempo.

Que achou das dicas? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir as novidades de atividade física do Vivo Mais Saudável.

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