Musculação

05/03/2016 11:00 - Atualizado em 03/01/2017 02:22

Deadlift: Saiba tudo sobre esse exercício

O movimento ajuda a fortalecer a musculatura das pernas e das costas.

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Redação

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Ideal para quem precisa fortalecer as pernas e estimular a musculatura das costas, o deadlift é um exercício completo. Ele pode trazer bons resultados especialmente para quem já tem experiência em treinos de academia.

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o movimento, o Vivo Mais Saudável conversou com Lucas Florencio, professor da academia Bio Ritmo. Confira.

pessoas fazem deadlift

Benefícios do deadlift

Com diversas variações, que podem beneficiar vários músculos ao mesmo tempo, o deadlift pede o auxílio constante do professor responsável. Qualquer alteração pode comprometer os resultados da prática. “O profissional que for iniciar um processo pedagógico de aprendizagem sobre o movimento precisa ter claro qual ênfase ele quer dar ao aluno”, explica Lucas.

De forma geral, pode-se dizer que o exercício estimula principalmente os membros inferiores, já que ele é iniciado em uma espécie de agachamento. Ao mesmo tempo em que garante o fortalecimento das pernas, o deadlift trabalha a musculatura da parte inferior das costas, desde que você o execute de maneira correta.

Para acertar, o professor indica alguns cuidados. O principal deles é evitar a ondulação das costas. “As compressões entre as vértebras da coluna podem ocasionar dores e até mesmo futuras lesões”, adverte. Ficar de olho nos joelhos é outra dica de ouro: exagerar na flexão pode sobrecarregar as articulações dessa região tão sensível do corpo.

Como praticar o deadlift

O peso escolhido deve ser colocado no chão. Pare na frente da barra e posicione-se em um quarto de agachamento. Mantenha o tronco paralelo ao solo, deixando os ombros levemente à frente da barra, com os joelhos alinhados e o quadril mais alto para manter a flexão da maneira certa. Ao pegar a barra, deixe uma mão supinada e outra pronada, ou seja, um punho para trás e outro para a frente.

“O objetivo do exercício é estender o tronco e os joelhos de forma que fique ereto, consequentemente retirando a barra do solo”, descreve o professor. As repetições e as séries devem ser recomendadas pelo personal que acompanha o seu treino. Já o peso deve ser escolhido de maneira que não prejudique as suas costas.

“Esse é um exercício de nível complexo, portanto realizar o movimento com carga seria para indivíduos avançados em relação à musculação”, lembra Lucas. Vale realizar o movimento com barra sem pesos para aprender a praticar e corrigir possíveis erros.

Converse com o seu professor para adicionar o deadlift em seu programa de exercícios. O profissional irá analisar o seu condicionamento físico e identificará se você está apto a incluir esse movimento na sua rotina. “O mais importante é avaliar o indivíduo para diagnosticar qualquer restrição ou orientação médica sobre dores ou lesões”, frisa o professor.

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