Musculação

08/12/2014 12:21 - Atualizado em 05/12/2016 11:01

Conheça os exercícios de um treino de panturrilha

Exercícios do treino de panturrilha favorecem a circulação nas pernas.

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Redação

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Quem procura pelos exercícios de musculação visando a definição corporal, costuma pensar em exercícios de perna que treinem as coxas. Mas esquece que o treino de panturrilha é tão - ou mais - importante para o corpo. Além das pernas torneadas, fortalecer a musculatura da panturrilha é fundamental para a saúde do sistema cardiovascular.

Treino de panturrilha: importância do músculo

Você até pode pensar: qual a importância de um músculo que fica na parte de trás e na região inferior da perna? A resposta é simples. A panturrilha é o segundo coração do corpo humano. Ela é a responsável por bombear de volta para o coração o sangue que irriga as pernas. O treino de panturrilha na academia é fundamental para que o músculo se fortaleça.

As panturrilhas são compostas por estruturas muito parecidas com a do coração. Músculos, artérias, veias e nervos fazem parte dessa região corporal tão importante. Além do bombeamento sanguíneo, os músculos da panturrilha são responsáveis por boa parte da resistência das nossas pernas para a execução de movimentos cotidianos, como caminhar.

A dificuldade de amplitude no movimento do músculo, faz com que o treino de panturrilha demore um pouco mais para ter resultados. É preciso intensificar muito a carga e fazer um alto número de repetições para atingir resultados significativos. E isso, muitas vezes, acaba por machucar o músculo, que já está sobrecarregado do esforço diário.

Uma opção para fazer um bom treino de panturrilha é treinar esse músculo antes dos demais. No início do treino, o músculo ainda está relaxado e as reservas de energia estão completas. Muitas vezes menosprezadas, as panturrilhas costumam ser deixadas para o final do treino, quando não suportam mais as cargas altas e as repetições intensas.

3 exercícios para treino de panturrilha

leg-press

Aparelho utilizado para diversos exercícios de pernas, o Leg Press é um grande aliado no treino de panturrilha. A pessoa deve deitar-se na cadeira, onde ficará em um ângulo de 45º. Com os pés apoiados na prancha de peso, as pernas devem ser esticadas quase totalmente. Então, é preciso apoiar a meia ponta na plataforma e fazer flexão plantar.

panturrilhas

A cadeira é uma máquina utilizada especificamente para fortalecer as panturrilhas. Nela, basta apoiar a meia ponta na plataforma, com as pernas afastadas na largura do quadril. Os pés devem estar em um ângulo de 90º com as tíbias. Os joelhos devem estar na mesma angulação. Empurre a plataforma com a ponta dos pés, realizando flexão plantar.

treino-de-panturrilhas

Essa opção é para os iniciantes. Como não utiliza carga, faz parte de uma espécie de treinamento funcional, que utiliza o peso corporal apenas. Suba na primeira barra do espaldar, apoie as mãos em uma barra na altura do seu peito e deixe apenas a meia ponta dos pés apoiada. Comece a realizar flexão plantar, movimentando o corpo.

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