Musculação

27/09/2015 10:00 - Atualizado em 02/12/2016 07:17

Conheça a importância da musculação para corredores de rua

Os exercícios de musculação fortalecem pernas, braços, costas e joelhos dos atletas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Algumas pessoas podem pensar que o treino de corrida é suficiente para ficar em forma. Essa é uma maneira saudável e exigente de se manter em movimento, afinal. Porém, também é importante pensar em exercícios de musculação para corredores.

Durante a atividade, o atleta trabalha pernas, braços e costas. Por conta da execução de movimentos em repetição, há um alto impacto na pisada. O treino de força, assim, aparece como um meio de complementar o treino e garantir a proteção das articulações. Conheça cinco exercícios de musculação que todo corredor de rua deve realizar.

atleta fez musculação para corredores e agora corre na rua

Importância da musculação para corredores

Segundo Alexandre Greco, coordenador de academias do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS), a importância da musculação para corredores está no reforço muscular e no trabalho de força nas áreas do corpo utilizadas durante a corrida.

Ele conta que quem corre sente a diferença, após iniciar os treinos. “Os benefícios estão tanto em performance quanto em segurança das execuções dos movimentos e posturas, que podem vir a causar lesões e desconfortos musculares”, explica Greco.

Além disso, quem não gosta de puxar ferro vai adorar saber que o treino de musculação para corredores é mais leve. Há um número maior de repetições, mas sem ultrapassar 20% de carga. As séries possuem uma influência positiva na proteção contra lesões, já que uma musculatura enfraquecida pode prejudicar a postura e, principalmente, os joelhos.

Exercícios de musculação para corredores

A musculação somente traz benefícios quando o treino é elaborado especificamente para esse tipo de atleta. Procure evitar o método tradicional de academias, que trabalham mais a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular.

Muitas vezes, os corredores não realizam os treinos necessários pois não querem ganhar peso. Por um lado eles estão corretos, pois a massa muscular em excesso pode influenciar diretamente na velocidade. Por isso, é essencial a orientação de um profissional que atenda especialmente o corredor.

leg press é um dos exercícios de musculação para corredores

O professor deve entender que o aluno precisa apenas fortalecer os músculos para evitar as lesões, não para aumentar a massa. Se esse é o seu caso, Greco lista cinco exercícios que podem ser utilizados no treino, desde que autorizados pelo seu personal trainer. Confira:

1. Exercícios de Core: trabalham abdômen, lombar, musculatura profunda e musculatura periférica do centro do corpo.

2. Exercícios para membros inferiores: trabalham coxas, pernas e panturrilhas. Alguns exemplos são cadeira extensora e flexora, adução e abdução e leg press.

3. Agachamento livre: trabalha os músculos das coxas e dos glúteos.

4. Supino reto: indicado para trabalhar peito, ombros e tríceps, além de auxiliar na correção da postura durante a corrida.

5. Remada alta com barra: trabalha a correção da postura e reforça os ombros e o músculo trapézio.

Saiba Mais
Core training promove fortalecimento muscular
Exercícios de supino fortalecem os braços: Veja como fazer
Confira os melhores tipos de agachamento para ficar com tudo em cima

O profissional alerta que as consequências do overtraining vão além da ordem muscular, podendo haver problemas nas articulações e malefícios no sistema imunológico. O resultado chega a atingir até mesmo o aspecto psicológico do corredor.

“Cada praticante de corrida ou atleta precisa conhecer seus limites, dando sempre preferência a um acompanhamento de um profissional de Educação Física”, alerta.

A periodicidade do treino deve ser de duas a três vezes por semana, com pouca carga e esforço moderado.

Gostou das dicas de musculação para corredores? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras novidades do Vivo Mais Saudável para encarar a rotina com ânimo e qualidade.

TAGS
força muscular
lesões
treino de corrida
academia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ