Musculação

12/07/2015 12:18 - Atualizado em 28/11/2016 12:54

Confira a importância do treino para pernas e aprenda exercícios

Os treinos aeróbicos, assim como os de musculação, estimulam as pernas.

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Redação

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O treino para pernas é parte indispensável da rotina de quem realiza exercícios físicos. O estímulo dos músculos da região garante equilíbrio para o corpo.

O ser humano se difere de outros animais pela posição bípede. É por isso que todo o desenvolvimento ósseo e músculo-esquelético se desenvolve em torno dessa capacidade. “Os membros inferiores são responsáveis pelo equilíbrio e estabilização, pela marcha - caminhada e corrida - e por saltos”, explica o personal trainer Leandro Duarte Conte, da Fórmula Academia.

Opções de treino para pernas

A musculatura dos membros inferiores pode e deve ser estimulada de diversas formas, com exercícios de resistência, de potência ou de força muscular, de acordo com os objetivos e as individualidades de cada um. “Podem ser realizados treinos aeróbicos, em que os músculos são estimulados de maneira cíclica”, comenta Conte.

treino para pernas

Os exercícios funcionais são uma maneira de renovar o treino para pernas, assegurando novas formas de estímulo. O mesmo vale para treinos de força ou hipertrofia e para treinos de potência ou pliometria, que geralmente envolvem saltos e tempo de reação.

O treino para pernas deve ser realizado com constância. Separe dois dias por semana para exercitar todos os músculos da região, sem se apegar a exercícios clássicos. “O descanso é essencial, e como vimos, os estímulos podem e devem ser realizados de diversas formas”, lembre o personal trainer.

Os exercícios mais utilizados no treino para pernas são agachamento - tanto livre quanto na barra fixa -, leg press, cadeira extensora e cadeira flexora. Todos eles, quando executados de maneira correta, garantem resultados satisfatórios.

Riscos e cuidados no treino para pernas

De acordo com Conte, o tempo dos resultados é relativo. Ele pode variar conforme os objetivos, o tipo de atividade e a própria individualidade biológica de cada um. É por isso que o apoio de profissionais é imprescindível. “Seja qual for o objetivo, ajudar o idoso a subir uma escada ou um atleta do basquete a saltar mais, uma correta orientação se torna essencial”, alerta.

Os exercícios realizados de maneira incorreta podem ocasionar lesões, que além de tudo desestimulam e levam o praticante à desistência. Ao decidir iniciar a prática de atividades físicas, o auxílio de um profissional é crucial para montar o treino, analisar a evolução e indicar novas modalidades para melhores resultados.

Sendo assim, a escolha dos exercícios, a periodicidade, a carga e a execução de forma correta são essenciais para assegurar a transformação do corpo. Conte com a ajuda de pessoas com conhecimento técnico. Esqueça dicas de blogueiros e apoie-se nas recomendações certeiras de professores de educação física, nutricionistas e médicos.

O segredo do corpo perfeito está na determinação e na força de vontade. Mantenha a empolgação em dia e conquiste o shape dos sonhos!

Pronto para reforçar seu treino para pernas? Conte para nós qual seu exercício favorito! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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leg press
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malhar a perna

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