Musculação

25/08/2014 11:08 - Atualizado em 29/11/2016 01:51

Confira 13 dicas para ganhar músculos de forma rápida e saudável

Entenda por que planejamento é a palavra-chave para ganhar músculos sem descuidar da saúde.

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Redação

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Ganhar músculos para ter um corpo bonito e saudável é o desejo de muitas pessoas. Entretanto, antes de sair fazendo qualquer exercício é importante ver quais são as melhores atividades para isso. Confira a seguir uma lista que preparamos com 10 dicas que podem fazer você ganhar músculos de forma rápida e saudável.

13 dicas para ganhar músculos com saúde

1. Abdômen sarado

Quem não quer ter aquela barriga chapada? Para ter um abdômen sarado, é importante que você não trabalhe os músculos abdominais todos os dias. A dica é exercitar esses músculos apenas duas ou três vezes por semana.

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2. Proteja o pescoço

Para ter saúde e ganhar músculos, é preciso tomar cuidados quando for praticar abdominais. A má postura pode prejudicar a coluna e o pescoço. Para fazer o exercício de maneira correta, coloque a língua no céu da boca ao fazer abdominais. Isso pode auxiliar a alinhar corretamente a cabeça e evitar uma tensão no pescoço.

3. Músculo flexível

Se você tiver menos que 40 anos, se alongue durante 30 segundos. Agora, se já passou das quatro décadas de vida, é preciso se alongar por um minuto. Isso porque, depois dos 40, a sua flexibilidade é menor e é importante se alongar por mais tempo para equilibrar essa conta.

4. Menos tempo, mais músculos

Não malhe por mais de uma hora. Após os 60 minutos de treino, o corpo começa a produzir o hormônio cortisol, o que pode bloquear a testosterona e acabar desgastando os músculos.

5. Malhe bem as panturrilhas

A panturrilha é composta por dois músculos, por isso, pratique dois tipos de exercícios diferentes: faça elevações de panturrilha com a perna esticada e outro exercício com a perna flexionada. E um exercício diferente que trabalha a panturrilha é pular corda.

6. Derrote seu ponto fraco

Se você não gosta de algum exercício, comece o treino exatamente por ele. Se há alguma modalidade que você evita, é bem provável que esteja nela o seu ponto fraco. Mas você pode ter certeza de que este exercício específico é importante para ganhar músculos. Então, enfrente-o logo de cara.

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7. Surpreenda-se com suas medidas

Faça uma avaliação para medir o seu percentual de gordura a cada quatro semanas. Então compare como era antes e como está agora. Vendo os resultados, você vai ter mais motivação para continuar malhando e chegar ao objetivo desejado.

8. Esqueça os remédios

Depois de malhar, não tome analgésicos. Pesquisadores da Universidade de Ciências Médicas de Arkansas, nos Estados Unidos, afirmam que se você ingerir os remédios logo depois da malhação pode acabar prejudicando o crescimento do músculo.

9. Saúde recuperada

Se estiver doente, não vá malhar. Não vai adiantar ir para a academia nessa situação, pois o corpo utilizará a sua força para se curar da doença e não para ganhar músculos e resistência.

ganhar-musculos10. Cuidados na hora da corrida

Quando for correr, tome alguns cuidados básicos: aumente a velocidade e não a distância percorrida; toque o pé embaixo do seu corpo e não à frente; por fim, dê impulso com os dedos do pé que estejam na posição posterior. Desse jeito, você vai aproveitar muito mais o exercício, e ganhar músculos será um processo natural.

11. Acompanhamento profissional

Antes de começar um novo treino, faça uma avaliação do seu físico, diga para o instrutor quais são as suas prioridades e deixe que ele monte as séries. Depois, diante de qualquer dúvida, converse com ele para que não haja movimentos errados. A execução adequada de cada série é essencial para o resultado.

12. Nutricionista

Outra medida importante é consultar um nutricionista, a fim de descobrir como chegar às medidas que você almeja com a ajuda da alimentação. O whey protein, por exemplo, é um suplemento alimentar que pode ser indicado em muitos casos. 

13. Escute música

A música durante o treino vai fazer você se movimentar com mais vontade, impedir que você se distraia com conversas paralelas e impulsionar o seu exercício. Experimente.

Por que ganhar músculos com saúde?

Existem métodos que podem fazer você ganhar músculos mais rapidamente, mas nem todos são aconselháveis. Você deve buscar orientação profissional e ficar atento aos seus limites, porque não adianta crescer rapidamente se você se lesionar rapidinho. Não esqueça que uma lesão séria pode prejudicar sua saúde e deixar você fora da academia por muito tempo.

E aí, curtiu nossas dicas para ganhar músculos de forma saudável? Compartilhe!

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