Musculação

30/05/2015 08:21 - Atualizado em 22/09/2016 07:41

Caseína proporciona saciedade e potencializa o seu treino

Proteína encontrada no leite contribui para a manutenção muscular após a atividade física.

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Redação

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Quer ter resultados mais rápidos na musculação? A caseína é uma proteína que contribui muito para o desenvolvimento muscular e que auxilia na queima de gordura. Apesar de ser encontrada em outros alimentos, o leite é a sua principal fonte: é possível encontrar cerca de 80% no produto de origem animal. Saiba mais sobre os seus benefícios e veja como incluí-la na sua dieta.

caseina

Os benefícios da caseína

Aliada ao treino, ela cumpre papel importante na hora de manter e desenvolver a musculatura. Se as proteínas de rápido absorção (como whey protein) auxiliam a reparar os músculos lesionados após os exercícios, a caseína contribui para a manutenção deles.

Isso porque a musculatura necessita de proteínas nas horas que se sucedem à atividade física. Quando o organismo carece desse elemento, há prejuízos à massa muscular.

Outro benefício da caseína é a sensação de saciedade que a proteína oferece. Ao consumi-la, você evita os lanches calóricos e, assim, também tem maior chance de controlar o peso. A proteína é recomendada, inclusive, durante períodos de dieta, para evitar a perda de massa magra.

Como adicionar na sua dieta

A chamada caseína micelar é a forma mais natural do produto, encontrada sem que tenha sofrido grande transformação. Esse tipo de proteína tem um período de ação de até sete horas, sendo absorvida gradualmente pelo organismo.

Ela possui um processo de absorção mais lento que outras proteínas, como o whey protein. Ou seja, para o pós-treino, quando o músculo necessita da reparação após o exercício, o whey é mais indicado.

A caseína pode ser ingerida antes de dormir, uma vez que esse é o período em que o corpo fica mais tempo sem receber nutrientes. Para o ganho de massa muscular, é importante deixar o corpo em estado anabólico o máximo de tempo para melhores resultados.

Cuidados no consumo da caseína

Pessoas que têm alergia à proteína do leite não devem consumir a caseína. Além disso, gestantes e lactantes também devem evitá-la. É preciso consciência também sobre o consumo aliado à uma vida saudável, com alimentação rica e muita água.

A caseína deve ser consumida por pessoas que mantêm uma rotina regular de exercícios físicos e têm o objetivo de ganhar mais massa muscular.

Conversar com um profissional qualificado é importante para tirar dúvidas e checar se a caseína é a proteína mais indicada para o seu organismo. A suplementação não deve ser feita sem conhecimento do especialista, pois pode trazer problemas sérios de saúde.

Além disso, ele poderá orientar qual a quantidade ideal a ser consumida, de acordo com o seu peso, altura e rotina de exercícios. 

Com esses cuidados, é possível atingir melhores resultados, perdendo gordura e formando músculos mais definidos. E o mais importante: mantendo o organismo saudável durante o processo.

Gostou das dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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