Musculação

13/10/2015 07:54 - Atualizado em 25/11/2016 08:37

Avance no treino de costas com os exercícios certos

O treino ideal deve recrutar todos os grupos musculares das costas.

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Redação

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Existem alguns exercícios que são considerados os melhores para o treino de costas. Porém, outros fatores devem ser levados em consideração na hora de montar um programa de musculação corretamente. Os objetivos e o tempo de prática são os principais, pois a partir disso é possível avaliar quais são as melhores alternativas para cada caso.

Além disso, vale lembrar que é preciso começar com calma e aos poucos, com exercícios indicados para iniciantes e que trabalhem mais o fortalecimento da região. Depois, então, é possível passar para os movimentos de maior dificuldade e começar a aumentar a densidade muscular e o tamanho das costas.

A importância do treino de costas

As costas compreendem uma grande parte do corpo, dando sustentação e apoio para o movimento dos membros. Por isso, também envolvem vários grupos musculares, como grande dorsal, romboides, lombar e trapézio. Consequentemente, há uma grande variedade de exercícios que trabalham com cada grupo.

mulheres com aparelho para treino de costas

Seja para aumentar a força, a resistência física e a densidade muscular, ou apenas para melhorar a mobilidade e prevenir lesões, um bom treino de costas trabalha todas as áreas das região, incluindo a lombar, que é uma das partes mais negligenciada e, por isso, que mais sofre contusões.

Além de força, os exercícios também trabalham para melhorar a densidade e aumentar o tamanho muscular. É preciso traçar os objetivos juntamente com um professor de educação física ou personal trainer para que o profissional monte um treino de costas com exercícios, repetições e cargas certas. Assim, fica mais fácil conquistar o resultado desejado.

Principais exercícios para costas

Para saber quais são os exercícios que devem fazer parte do treino, é preciso determinar os objetivos do praticante, em quanto tempo ele quer alcançá-los e se ele é iniciante, intermediário ou avançado. Com essas informações, o personal trainer consegue montar um programa ideal para uma pessoa.

Ainda assim, existem alguns exercícios que são considerados os principais e que não podem faltar em um treino de costas.

Levantamento terra

O primeiro é o levantamento terra, responsável por recrutar toda a cadeia posterior do corpo, sendo a base de qualquer treino para costas. Se executado corretamente, o movimento não tem perigo de causar lesões e fortalece vários músculos da parte inferior das costas, além de aumentar a espessura em toda a região, incluindo o trapézio.

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Remadas

As remadas são consideradas os melhores exercícios num treino de costas, pois aumentam tanto a espessura quanto a largura da região. Existem variações que podem ser realizadas com barras ou alteres, usando diferentes tipos de puxadores para melhorar os resultados dos treinos.

A remada curvada é responsável por recrutar toda a musculatura das costas, desde os eretores da espinha até o trapézio. Já a chamada remada cavalinho permite o uso de cargas maiores e trabalha o meio das costas, sendo mais indicada para praticantes avançados.

Barras

As barras livres ou fixas possuem um nível de dificuldade maior e nem todo iniciante consegue fazer as repetições. Esse exercício é um dos melhores para a parte superior das costas e também possui muitas variantes, podendo-se aumentar a dificuldade conforme a evolução do praticante.

Quais são seus exercícios de academia favoritos? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

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músculos posteriores
densidade muscular
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