Musculação

29/08/2014 03:58 - Atualizado em 05/12/2016 10:26

Anabolizantes para mulheres acarretam diversos efeitos colaterais

Uso de anabolizantes para mulheres não é recomendado para fins estéticos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A ideia de que tudo vale a pena pela beleza feminina tem levado muitas mulheres a decisões que se tornam prejudiciais para a sua saúde. Uma delas é o uso de anabolizantes.

Na luta por conseguir um corpo perfeito, definido e torneado, “com tudo em cima”, como diz o vocabulário popular, elas encontram nessas substâncias a promessa da fórmula mágica. Vamos entender agora os perigos do uso de anabolizantes para mulheres.

anabolizantes-para-mulheres


Consequências desagradáveis dos anabolizantes para mulheres

1. Masculinização

Os esteroides androgênicos anabólicos, os famosos anabolizantes, são substâncias feitas geralmente de testosterona. Esse é o hormônio responsável por dar ao homem as características que o diferencia de uma mulher. O uso excessivo de anabolizantes para mulheres provoca uma mutação corporal.

O alargamento das costas e o estreitamento dos quadris, diminuição dos seios, crescimento de pelos mais grossos e em regiões naturalmente masculinas, além da voz que fica mais grave, são os principais efeitos dessas substâncias no corpo feminino.

2. Falhas no organismo

A utilização de anabolizantes para mulheres tem os mesmos efeitos observados nos homens, mas em um nível mais intenso. O surgimento de acnes, queda de cabelo, disfunções hepáticas, alterações no humor, aumento do estresse, formação de coágulo sanguíneo, retenção de líquidos e aumento da pressão arterial são as principais agressões das substâncias quimicamente manipuladas.

3. Complicações jurídicas

Não é só para a saúde que os anabolizantes podem trazer riscos. Muitas mulheres atletas fazem uso de anabolizantes para ganhar mais força. Essas substâncias funcionam pois, ao entrar em contato com as células do tecido muscular, aumentam o tamanho dos músculos do corpo.

O problema é que esse uso é considerado doping e pode causar uma série de complicações. Em determinados casos, a atleta pode até ser banida do esporte que pratica.

4. Infertilidade

Como as substâncias são feitas à base de hormônios masculinos, o uso de anabolizantes para mulheres traz efeitos colaterais irreversíveis nas funções maternas. Os hormônios masculinos anulam o funcionamento dos hormônios femininos, responsáveis pela gravidez. Dessa forma, quem utiliza os esteroides e tem o desejo de ser mãe deve suspender o uso de forma imediata.

Quando o uso de anabolizantes para mulheres é positivo

Os anabolizantes só são tão destrutivos para a saúde porque são utilizados de forma indevida para fins incorretos. Eles podem ser benéficos quando ingeridos sob prescrição médica e por um determinado tempo.

São bastante utilizados, por exemplo, para reconstruir ossos e músculos que sofreram algum tipo de desgaste por lesão. Em homens, também são aliados no tratamento de doenças nos testículos.

Fique atenta

Saiba que apesar de o uso de anabolizantes para mulheres representar a realização do sonho do corpo perfeito, bem desenhado e musculoso, os efeitos contrários são tão prejudiciais que anulam qualquer benefício.

Se ainda assim você quiser utilizar as substâncias, procure um médico para que ele indique o prazo de utilização e a quantidade que deve ser ingerida. Não acredite na promessa de fórmula mágica. Para um corpo bonito, pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação saudável.

E você já usou essas substâncias? Deixe o seu relato nos comentários!

TAGS
anabolizantes
musculação
academia
saúde da mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ