Musculação

17/09/2014 03:45 - Atualizado em 08/12/2016 05:17

Agachamento smith: Aprenda como executar o exercício de forma correta

Prática do agachamento smith traz benefícios, mas precisa de cuidados.

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Redação

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Envolto em mitos e cercado por opiniões diferentes, o agachamento, em sua forma mais básica, é um dos exercícios físicos mais completos que existem. Quando executado corretamente, trabalha quadríceps, glúteos, posterior da coxa, abdominal e lombar.

O agachamento smith é uma das modalidades de agachamento. Ao contrário do agachamento livre, o exercício faz uso de uma barra que não pode ser retirada do aparelho durante o exercício.

Aprenda a agachar corretamente

Comece o agachamento com o tronco alinhado aos trilhos da barra e as pernas afastadas entre si na mesma largura do quadril. A barra deve ser posicionada diretamente abaixo dos ombros, encaixando-se nas omoplatas. Os pulsos devem ficar debaixo da barra, fixando-a e segurando-a, mas nunca aguentando o seu peso.

agachamento-smith

A descida do movimento deve ser realizada até que as coxas atinjam um ângulo de 90º em relação à perna, ficando paralelas ao solo. As costas devem estar retas e com a curvatura natural, assim como o ângulo de inclinação do pescoço. Ou seja: o olhar deve ficar direcionado para baixo, para um ponto ligeiramente à sua frente. Esse é um dos erros mais comuns do agachamento smith.

Ao iniciar o movimento de subida, retornando à posição original, faça com que a pélvis seja a a primeira a levantar. Depois, comece a endireitar os joelhos e o corpo todo. Se, ao invés disso, você der o impulso para cima com os joelhos, vai acabar estragando a mecânica do movimento e aumentando o risco de traumas.

As variações do agachamento smith consistem basicamente no posicionamento dos pés e das pernas. Na primeira variação, as pernas são posicionadas de forma paralela, mas à frente do tronco. Na segunda, o agachamento é feito com as pernas em rotação externa ao quadril, abertas. Converse com o seu instrutor para entender quais os benefícios específicos das variações.

Benefícios do agachamento smith

O agachamento melhora nossa mobilidade funcional e nos dá mais velocidade em caminhadas e corridas, aumentando nossa densidade mineral óssea e com isso, reduzindo a chance fraturas. Também fortalece a musculatura do corpo, evitando dores nas costas e lesões. Além disso, é verificado um acréscimo na impulsão de saltos verticais e um melhor desempenho nos esportes de quadra ou campo.

Tudo isso acontece porque o agachamento é um exercício composto, ou seja, trabalha mais de um grupo muscular ao mesmo tempo. Por isso, trata-se de uma das melhores atividades físicas para atletas profissionais e amadores.

Os riscos do agachamento smith

Assim como qualquer outro exercício físico, o agachamento smith pode provocar danos à saúde quando executado de forma errada. Como a barra fica fixa no aparelho, não podendo ser retirada, o movimento de agachamento não será perfeitamente natural. Esse é um dos motivos pelos quais alguns especialistas recomendam atenção, já que os danos à postura e ao desenvolvimento muscular podem ser potencializados.

Não esqueça: assim como qualquer prática física intensa, o agachamento exige orientação profissional adequada, alimentação saudável e rotinas criteriosas de aquecimento e alongamento.

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