Musculação

27/07/2015 07:58 - Atualizado em 07/12/2016 01:56

Agachamento com barra define glúteos e pernas

O exercício pode ser feito também com halteres, na barra guiada ou sem peso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O agachamento com barra é um dos exercícios praticado pelas musas do bumbum perfeito. Juju Salimeni é uma que relata os benefícios da atividade para obter glúteos durinhos e pernas desenhadas. Ela trabalha diversos músculos do corpo e pode ser, ainda, aliada na luta contra aqueles quilinhos a mais.

O professor da academia Fit Premium Leandro De Rossi de Lima indica o agachamento com barra como um dos grandes exercícios para a perda de peso e o aumento da massa magra. “É muito importante para a hipertrofia e o emagrecimento, por ser um exercício que afeta diretamente mais de um grupo muscular”, explica.

Falando neles, os músculos trabalhados durante o agachamento vão desde o quadríceps até panturrilhas, isquiotibiais, glúteos e lombar. O exercício também pode ser praticado de diversas formas: hack, sissy squat, frontal, com halteres, zercher squat, plie squat e tantas outras opções.

agachamento com barra

Como fazer o agachamento com barra?

Ele é realizado com a barra apoiada no trapézio. É essencial manter o alinhamento natural da coluna para evitar lesões. Os pés devem ficar posicionados na largura do quadril. Aos poucos, o aluno irá realizar o movimento de agachar, levando o quadril para trás.

Durante a prática do agachamento com barra, o praticante deve proteger a lombar e a coluna, mantendo os calcanhares no chão e cuidando para não locomover os joelhos para os lados. De forma geral, o exercício é complexo e deve ser orientado por um profissional. A prática falha pode desencadear dores nos costas e lesões no joelho.

Cuidados no agachamento com barra

Ele não é recomendado para pessoas com problemas de coluna. “Neste caso, o ideal é substituir o agachamento com barra pelo agachamento com halteres ou leg press”, sugere Lima. Quem enfrenta lesões no joelho também deve escolher opções que assegurem o isolamento da região machucada.

O agachamento com barra, assim como leg press e extensão, é uma atividade que garante o fortalecimento e o aumento de volume dos quadríceps. Todos os exercícios devem ser praticados com o auxílio de um profissional de Educação Física, que reconhece os limites e sabe quando você está executando o movimento de maneira incorreta.

Uma preciosa dica para obter resultados é apostar no descanso. Treine com intensidade, mas reserve o dia seguinte para relaxar a região. Um dos erros clássicos dos viciados é o overtraining, que consiste no exagero da prática e na falta de repouso.

Realizar exercícios por muito tempo, além de cansativo, também pode desacelerar os ganhos de massa magra. Portanto, atualize o treino a cada dois meses e aumente o peso progressivamente, caso a carga fique leve.

Pronto para ficar em forma com saúde? Conte para nós como é a sua rotina de treinos! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pernas
glúteos
bumbum sarado
Juju Salimeni

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ