Musculação

31/12/2015 01:00 - Atualizado em 29/11/2016 04:12

6 dicas para encontrar o melhor tênis para malhar

Para desfrutar de um treino mais seguro e confortável, é preciso escolher um modelo que ofereça amortecimento e estabilidade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é novidade para ninguém que a prática regular de exercícios traz diversos benefícios para o organismo. Porém, para desfrutar da atividade com segurança e minimizar as chances de lesões, é preciso estar atento ao tipo de tênis para malhar escolhido.

Cada atividade possui suas próprias peculiaridades, portanto, primeiramente é preciso levar em conta o que vai fazer parte da sua rotina. Musculação? Corrida? Ciclismo? Abaixo veja algumas informações para você acertar na escolha e se exercitar com muito mais conforto.

Como escolher o tênis para malhar?

Tênis para malhar: como escolher o certo

Na hora de comprar o tênis para malhar, é preciso estar atento a diversas características

- Tenha atenção ao tamanho do seu pé, não apenas o comprimento, mas a largura. Pessoas com pés mais largos devem evitar os modelos de tênis para malhar mais estreitos, pois causarão desconforto e até lesões.

- Lembre-se, também, que o pé tende a inchar durante a atividade física, portanto, nada de escolher modelos apertados. O ideal é provar o tênis após o exercício para ter melhor noção do número ideal.

- O peso corporal também deverá ser levado em conta. Pessoas com um peso mais elevado deverão dar preferência por tênis com solados mais grossos, que proporcionem menor impacto.

- Tenha em mente a atividade na qual você irá apostar. Para caminhada ou corrida, os tênis deverão ter um ótimo sistema de amortecimento e estabilidade. Os solados desses modelos não só absorvem o impacto, como oferecem propulsão ao movimento.

- O nível que você se encontra na atividade escolhida também refletirá no tênis ideal. Para os iniciantes, o ideal é escolher modelos que promovam estabilidade e conforto. Para praticantes mais experientes, vale investir em tênis mais leves.

- Outra dica importante é escolher um modelo de tênis para malhar que permita a ventilação dos pés. Modelos em couro, por exemplo, não são indicados, pois limitam a transpiração.

Os prejuízos do tênis errado

Escolher o tênis para malhar sem levar as dicas acima em consideração pode acabar trazendo importantes prejuízos para a sua saúde. Além da desmotivação frente ao desconforto do calçado, o praticante da atividade física poderá desenvolver desde microtraumas devido ao impacto, até tendinites, lesões nos meniscos ou na própria coluna vertebral.

Apesar de muita gente acabar levando em consideração primeiramente a beleza e design do calçado, é importante ficar atento a sua funcionalidade. Um solado com sistema de amortecimento, especialmente na região do calcanhar, boa flexibilidade para o movimento do pé e um tamanho confortável são características essenciais para evitar problemas.

Melhor não arriscar, não é mesmo? Tire um tempinho para procurar o tênis para malhar ideal e desfrute de um treino mais seguro e confortável. Qual é o seu modelo favorito? Comente e continue acompanhando as dicas de atividades físicas do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tênis
treino
exercício físico
academia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ