Exercícios e Treinos

19/09/2015 01:30 - Atualizado em 27/11/2016 07:57

Zumba emagrece e melhora o condicionamento físico

Dependendo da modalidade, uma aula pode queimar até mil calorias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das atividades mais difundidas atualmente em academias pelo Brasil promete muita disposição, alegria e quilos a menos. Sim, a zumba emagrece! Trata-se de um método de condicionamento físico que une a ginástica e a dança. A inspiração vem de ritmos latinos e internacionais.

A modalidade foi criada pelo coreógrafo Beto Perez, que transformou exercício físico em festa. Quem explica é a educadora física Débora Grings, instrutora de Zumba Fitness. É justamente esse o estilo mais conhecido.

“Apesar de ser uma modalidade intensa, pode ser acompanhada por alunos de todas as faixas etárias e condicionamentos, respeitando, é claro, a limitação de cada um, como em qualquer atividade física”, explica.

mulheres dançando porque zumba emagrece

Conheça as modalidades da zumba

Existem diferentes tipos de zumba, cada um atendendo a gostos específicos e individualidades do praticante. Confira algumas modalidades:

- Aqua Zumba: é uma aula de zumba que acontece na piscina

- Zumba Step: tem um trabalho intenso para membros inferiores

- Zumba Sentao: utiliza a cadeira como base para fortalecer, equilibrar e estabilizar a região do core.

Débora explica que há ainda a Zumba Toning, que utiliza “maracas”, halteres adaptados que fazem barulhos. A aula tem foco em tonificação, proporcionado um trabalho diferenciado para membros superiores.

Já a Zumba Gold é uma aula com movimentos adaptados. “Com baixíssimo impacto, essa aula é ideal para a Melhor Idade, gestantes ou alunos que precisem evitar atividade de impacto. E há Zumba Kids, para crianças, uma excelente atividade que desenvolve habilidades motoras dos pequenos de forma divertida e criativa”, lista a educadora.

Por que a zumba emagrece

Segundo Débora, a zumba emagrece porque é uma atividade realizada com prazer. É um exercício apaixonante, que leva muitas pessoas a uma prática assídua. Também possui uma excelente proposta de treinamento intervalado.

Alternar coreografias de alta intensidade com outras de média e baixa exigência física provoca uma variação na frequência cardíaca e, consequentemente, uma maior demanda de energia.

E as vantagens da prática não param por aí. “Sem dúvida, um dos maiores benefícios da zumba é o bem-estar. Brinco com minhas alunas que a aula é também uma terapia. Suamos, sorrimos, fazemos amizades e uma hora de exercício passa depressa! A zumba emagrece com diversão, trabalhando o corpo e a alma!”, exclama Débora.

Saiba Mais
Água quente emagrece? Conheça a dieta chinesa
Descubra quais são os melhores exercícios para emagrecer
Emagrecer depois da gravidez é possível: Conheça um caso real

Sabendo que a zumba ajuda a queimar calorias, é natural pensar em se inscrever imediatamente numa aula, não é mesmo? A educadora explica que não há restrições. Porém, como em toda atividade física, a pessoa precisa ser orientada por um profissional da saúde, respeitando sua integridade física.

“Tive a oportunidade de participar do primeiro treinamento de instrutores que aconteceu no Brasil. De lá para cá, tenho visto a zumba crescer no país”, comenta Débora. Ela alerta para a importância de buscar profissionais qualificados para ministrar as aulas, que sejam licenciados e que tenham passado pelo curso de formação.

Ficou a fim de praticar a zumba? Qual modalidade parece mais interessante? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecer
aeróbico
dança
zumba fitness

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ