Exercícios e Treinos

07/01/2015 07:52 - Atualizado em 04/12/2016 09:35

Yoga para iniciantes: Como começar a praticar a modalidade

Com inúmeros benefícios para o organismo, Yoga para iniciantes deve respeitar os limites de cada.

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Redação

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A prática do Yoga se concentra em uma série de posturas (asanas), técnicas de respiração (Pranayama) e exercícios focados na flexibilidade, resistência e concentração. O Yoga para iniciantes é uma atividade relaxante, que envolve o corpo e a mente.

Yoga para iniciantes

Yoga para iniciantes: Qualquer pessoa pode praticar

O Yoga pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico e idade. Nem sempre a prática do Yoga envolve as temidas posturas físicas. Tão importante quanto o corpo é o estado de consciência da mente e os exercícios de respiração.

O Yoga para iniciantes, embora tensione os músculos, não significa que o praticante tenha que sentir dor. As atividades devem ser orientadas por profissionais qualificados que sempre encontrarão posturas confortáveis respeitando o limite do seu corpo.

Pessoas acima do peso podem praticar o Yoga como coadjuvante no processo de emagrecimento. O Yoga diminui consideravelmente a ansiedade, principal inimigo das dietas com redução de calorias. É importante ressaltar que, além de uma dieta balanceada, exercícios aeróbicos orientados são essenciais para um resultado relevante.

Problemas respiratórios não são motivos para restringir a prática do Yoga para iniciantes. Isso porque uma das funções do Yoga é promover a reabilitação respiratória. Um dos benefício é auxiliar na redução dos casos de asma, promover a eliminação correta do gás carbônico da corrente sanguínea e fortalecer o sistema respiratório.

Yoga para iniciantes requer conforto e preparação

Preparar o corpo para a prática do Yoga é tão importante quanto qualquer outro fator. A indicação é não praticar Yoga com fome, mas é preciso respeitar o tempo de digestão dos alimentos.

Para a prática do Yoga, roupas confortáveis são a melhor opção. Nada que atrapalhe os movimentos. Evite roupas muito folgadas ou que possam apertar como as calças com cordões. Não se preocupe com o calçado, afinal Yoga se pratica descalço.

Para as pessoas que têm cabelos compridos, mantê-los presos facilita na hora de ter o foco nos exercícios propostos e - consequentemente - chegar ao seu objetivo.

Existe uma quantidade grande de tipos de Yoga que é possível praticar. O ideal é conversar com amigos, ler sobre o assunto na internet, informar-se em um centro de Yoga e fazer uma aula experimental antes de tomar sua decisão.

Tenha em mente que a prática do Yoga requer paciência e perseverança. Sem essas características, é impossível obter qualquer tipo de resultado. Feito de maneira frequente e gradual, o Yoga pode vir a fazer parte da sua rotina tão logo perceba os primeiros beneficios. Entre eles, concentração, tônus muscular, melhora na respiração e alívio do estresse.

Crianças também se beneficiam do Yoga

Engana-se os que pensam que o Yoga para iniciantes é uma atividade restrita aos adultos. As crianças também são beneficiadas com as práticas. Para os pequenos, o Yoga facilita o relaxamento e promove a concentração, estimula a criatividade, aumenta a autoestima, corrige os padrões de respiração, fortalece o sistema imunológico e ajuda a equilibrar o sistema nervoso.

As aulas direcionadas para as crianças são bastante lúdicas e divertidas, sempre respeitando o limite de cada um. Música e brincadeiras promovem um ambiente alegre no qual a criança se sente bem e aprende mais sobre si própria e sobre a vida em sociedade.

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