Exercícios e Treinos

12/11/2014 04:49 - Atualizado em 30/11/2016 03:39

Yoga para homem tem benefícios físicos e mentais

Yoga para homem pode aumentar flexibilidade e melhorar a concentração.

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Redação

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A ideia de que apenas as mulheres podem praticar yoga ainda habita o imaginário de muitas pessoas. Embora os homens sejam, de fato, teoricamente menos flexíveis que as mulheres, isso não significa que eles não podem praticar o exercício. Pelo contrário: devem. Os benefícios do yoga para homem incluem melhorias na postura e na concentração, pois a prática integra mente e corpo de uma maneira que poucas atividades conseguem.

Benefícios do yoga para homem

O grande empecilho que ainda afasta os homens dos colchonetes e das aulas de yoga é o preconceito. Para muitos, uma atividade física que não inclui competição constante ou levantamento de peso não pode ser considerada. Perder a virilidade e ter sua sexualidade colocada em dúvida são medos infantis próprios a quem dá muito valor para o que as outras pensam e prefere abrir mão de possíveis vantagens do yoga para homem apenas para satisfazer - ou não confrontar - estigmas sociais.

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Se a preocupação é, de fato, a predominância de mulheres em relação a homens e a popularidade da prática entre o público feminino, tente encarar a situação pelo lado positivo. A convivência com mulheres é importante para estimular interação social e possibilita a criação de laços de amizade completamente diferentes.

Vantagens do yoga para homem são inúmeras

Antes de começar a falar dos benefícios específicos da prática do yoga para homem, vale a pena ressaltar os pontos positivos da prática de maneira geral, quando comparada a outros exercícios físicos.

Muitas pessoas não conseguem se adaptar à rotina esportiva. Carregar raquetes, bolas e equipamentos de corrida para todos os lugares pode se tornar um incômodo. Da mesma forma, ficar submetido à academia, dependendo de aparelhos especiais e de uma estrutura complexa não agrada a todos. No yoga, nada disso existe. Tudo o que você vai precisar, após algumas aulas de prática, é de um colchonete - ou nem isso, se o conforto não for o seu foco.

Conceitualmente, o objetivo do yoga é simples: atingir o estado de hiperconsciência por meio de posturas e ações específicas, principalmente alongamentos e respirações. Não existe apenas uma maneira para alcançar essa meta. No Brasil, são praticados mais de 40 diferentes tipos de yoga, com interpretações diversas. Enquanto uma modalidade foca no aspecto espiritual, a outra se concentra na exigência física, etc.

De modo geral, no entanto, é possível destacar, entre os principais benefícios do yoga:

- Melhora de forma considerável a flexibilidade, a postura e o equilíbrio

- Diminui problemas como estresse, insônia e depressão

- Promove benefícios à qualidade de vida, por meio do autoconhecimento, do equilíbrio emocional, do bem-estar e da paz interior

- Fortalece a capacidade cardiorrespiratória e a resistência muscular

- Aprimora as capacidades cognitivas, como o foco, a memória e a concentração.

Apesar da ampla variedade de opções, que implica métodos diferentes para que o mesmo objetivo seja atingido, existem oito etapas comuns a quase todos os tipos de yoga. A diferença consiste nas técnicas corporais específicas para cada um dos estágios.

Descritas de modo simplificado, as oito passagens são:

- Yamas: adotar um padrão ético de vida.

- Nyama: promover a autodisciplina.

- Ásanas: adotar posturas físicas específicas.

- Pranayamas: controlar a respiração.

- Pratyahara: observação consciente, sem envolvimento dos sentidos.

- Dharana: alcançar o estado de concentração.

- Dhyana: meditar.

- Samady: atingir a consciência plena, a libertação final, a hiperconsciência.

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