Exercícios e Treinos

20/07/2015 09:40 - Atualizado em 01/12/2016 10:28

Yoga e pilates contribuem para o equilíbrio do corpo

Embora semelhantes, atividades geram benefícios distintos para a saúde do corpo e da mente. Veja infográfico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As atividades de yoga e pilates trazem vários benefícios semelhantes, mas também proporcionam efeitos físicos e mentais diferentes. Elas são praticadas por quem procura melhorar a saúde e o equilíbrio do corpo, mas você sabe qual é a melhor opção para você?

Yoga e pilates aumentam a resistência física, melhoram a postura e contribuem para a flexibilidade, mas, enquanto a yoga trabalha o corpo como um todo e busca também o equilíbrio da mente, o pilates trabalha mais o corpo em partes específicas, de forma individual, com a ajuda de aparelhos.

yoga e pilates

Benefícios do pilates

O pilates possui influência de várias outras atividades, como artes marciais, boxe e até mesmo yoga, por isso as duas modalidades têm algumas semelhanças nos movimentos e nos benefícios que proporcionam.

Segundo Luana de Paula, fisioterapeuta e instrutora de yoga e pilates, esse último é um exercício completo, que trabalha com movimentos de solo e em aparelhos. Um dos princípios da atividade é a respiração, tendo como um dos benefícios a melhora da capacidade respiratória. “Para fazer os movimentos, é preciso usar a respiração corretamente”, explica Luana.

Outros benefícios são a melhora da força física, da resistência e da postura, a tonificação dos músculos, o aumento do equilíbrio e da coordenação, o fortalecimento das articulações e a melhora da flexibilidade.

É indicado para pessoas que procuram um treino mais estruturado, exigindo dedicação e prática regular. Os exercícios de pilates são realizados mais lentamente, com poucas repetições e com foco na respiração, que indica o ritmo dos movimentos.

Pode ser praticado por todas as idades, desde crianças até idosos. Luana explica que, por ser um exercício individual, os movimentos são adaptados de acordo com as necessidades e limitações de cada pessoa. Por esse motivo, não existem contraindicações para fazer a atividade, desde que um profissional especializado indique e acompanhe a prática.

Benefícios da yoga

A yoga é um exercício milenar e surgiu com os hindus, que usavam a técnica para buscar o equilíbrio do corpo e da mente. Conforme Luana, existem vários estilos de yoga e cada um intensifica uma determinado benefício, possuindo indicações diferentes.

Em geral, a modalidade proporciona mais resistência física, fortalece os músculos, melhora a flexibilidade e aumenta o relaxamento e a concentração, devido à meditação. Yoga e pilates possuem como princípio a respiração, melhorando a capacidade respiratória dos praticantes.

Os benefícios variam bastante de acordo com o estilo. Alguns trabalham mais a parte física, outros incluem exercícios de canto, e ainda existem aqueles que se concentram mais na respiração e na meditação. É indicado conversar antes com o professor e descobrir qual modalidade é mais adequada para os seus objetivos.

A yoga também pode ser feita por qualquer idade. Luana conta que crianças e até mesmo bebês presos ao corpo das mães podem praticar a técnica. Assim como o pilates, as posturas são trabalhadas de acordo com as necessidades e limitações de cada praticante. Se uma pessoa possui problemas de coluna, por exemplo, são feitas posturas que respeitem e até ajudem a controlar a condição.

yoga e pilates

Yoga e pilates na perda de peso

Para quem quer emagrecer, na hora de escolher entre yoga e pilates, é preciso levar em consideração o estilo da atividade. Em geral, pilates possui melhores resultados na perda de peso, mas depende muito de cada pessoa e d tipo de prática.

No gasto calórico, o pilates inicial elimina 252 calorias, o intermediário queima 351 calorias e o avançado chega a 432 calorias por aula. Já na yoga, a hatha yoga queima cerca de 189 calorias, a ashtanga yoga, 351 calorias e a bikram, 477 calorias.

Yoga ou pilates: qual a sua escolha? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e atividade física aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
emagrecer
flexibilidade
tonificação
respiração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ