Exercícios e Treinos

23/02/2017 10:00 - Atualizado em 13/04/2017 07:28

Yoga é capaz de alterar o DNA humano de forma positiva

Estudo comprovou mais esse benefício da prática

POR Redação

Sempre falamos por aqui sobre os benefícios do Yoga para a saúde e o bem-estar. A prática, além de ser relaxante e ajudar na tonificação dos músculos, ainda ajuda a controlar a ansiedade, depressão, dores musculares e até mesmo diminuir a pressão sanguínea. E um estudo recente provou que a sua prática é capaz, até mesmo, de alterar o DNA humano de forma positiva.

A Yoga e o DNA

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard e divulgado no site Natural News revelou que a Yoga pode ter um impacto positivo na função metabólica a nível celular. Com isso, ela ajuda a melhorar a absorção de nutrientes e auxilia na prevenção de doenças crônicas.

Os cientistas analisaram dois grupos de pessoas, por oito semanas. Ao final desse período, eles tiraram amostras de sangue e perceberam que aqueles que praticavam yoga apresentavam modificações em mais de 2,2 mil genes. Grande parte desse grupo tinha apresentado melhorias, embora cerca de 900 destes genes tenham apresentado diminuição de suas atividades. A mudança mais significativa foi em relação ao stress oxidativo, que é responsável pelo aparecimento de diversas doenças degenerativas.

Esse estudo reforça outros já realizados, que comprovaram que a prática da meditação pode alterar as células do corpo.

A Yoga e o câncer de mama

Uma pesquisa realizada em 2014 pela cientista Linda Carlson, da Universidade de Calgary, já havia chegado à conclusão que a prática da Yoga pode ser capaz de alterar as células de pessoas que tiveram câncer de mama.

O estudo foi feito com 88 voluntários com uma média de 55 anos. Todos eles haviam passado por tratamento contra esse tipo de câncer em até dois anos, e continuavam com a saúde emocional frágil.

A pesquisadora convocou professores de Hatha Yoga, que promoveram encontros semanais de 90 minutos com um grupo. Um outro grupo passou por terapia durante 12 semanas. Nesses encontros, essas pessoas discutiram seus sentimentos e aprenderam técnicas de redução de estresse. Um terceiro grupo apenas participou de um seminário de seis horas sobre gestão de estresse.

Com isso, foi descoberta uma mudança biológica no corpo com a prática da meditação. Após essas semanas, foram analisadas as amostras de sangue e o comprimento dos telômeros – protetores de proteínas das células – dos participantes, e seus telômeros fora preservados, o que costuma ser associado a uma maior sobrevida pós-câncer.

Outros benefícios da Yoga

Ainda em dúvida sobre praticar Yoga? Confira os outros benefícios:

  • Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar
  • Reduz a pressão arterial.
  • Queima calorias.
  • Reduz enxaquecas.
  • Melhora problemas de insônia e depressão.
  • Estimula a circulação sanguínea.
  • Reduz dores nas costas.
  • Melhora a postura.
  • Aumenta a qualidade do sono.
  • Ajuda no controle da diabetes
  • Promove o fortalecimento muscular.
  • Não tem contra-indicações.


Como podem ver, são amplos os benefícios da Yoga para a saúde. Você já pensou em praticar essa atividade? Para outras dicas de bem-estar e qualidade de vida, não deixe de acompanhar o nosso site!

Comentários

Veja Também