Exercícios e Treinos

14/01/2015 07:34 - Atualizado em 29/11/2016 08:36

Yoga acrobática: Saiba como praticar e conheça benefícios

A yoga acrobática mistura posturas de yoga, elementos da acrobacia e técnicas de massagem tailandesa.

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Redação

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A yoga acrobática chegou há pouco tempo no Brasil, mas já conquistou muitos adeptos por aqui. Também chamada de acro yoga, a nova modalidade mistura posturas de yoga, elementos da acrobacia e técnicas de massagem tailandesa. A prática pode ser feita em duplas, trios ou até em grupos, proporcionando alívio para tensões musculares e dores na coluna.

Como funciona a yoga acrobática

A novidade faz sucesso porque não trabalha apenas o corpo, mas também o equilíbrio da mente e a superação de limites e medos.

yoga acrobatica

A yoga acrobática possui dois tipos de posições. O primeiro é na linha terapêutica, que, através de massagens no ar, acalma e relaxa. O segundo é por meio das acrobacias, que trabalha a força e a explosão do corpo com sequências em que a pessoa vai se equilibrando no ar.

Um dos principais diferenciais desse tipo de yoga é a interação que ocorre entre os participantes. Como os movimentos são feitos em duplas, trios ou grupos, a relação entre as pessoas é muito importante.

É preciso desenvolver a confiança e a segurança no outro, já que as posições são feitas com os praticantes completamente fora do chão, apoiados apenas pelas pernas de outros.

Benefícios da yoga acrobática

A técnica trabalha diferentes áreas do corpo, além de exigir muita concentração para se equilibrar nas posições. Por isso, a mistura de métodos da yoga acrobática traz diversos benefícios para os seus praticantes.

Através das posturas da yoga, é possível desenvolver maior concentração e conquistar o equilíbrio da mente, o que ajuda a lidar com o estresse e com problemas emocionais. Com os elementos da acrobacia, as pessoas trabalham a força, a resistência e a flexibilidade do corpo.

Já a massagem tailandesa ajuda a aliviar tensões, bloqueios e dores musculares por meio de movimentos de extensões e torções na coluna.

A yoga acrobática consegue explorar novas formas de expressão, cooperação e harmonia entre os participantes do grupo. Além dos benefícios já citados, ela também desenvolve atributos mentais capazes de melhorar a capacidade de confiar, as habilidades de comunicação e o trabalho em equipe.

Algumas pessoas ainda procuram esse tipo de yoga para ajudar na superação de medos. Isso ocorre porque, através da yoga acrobática, os praticantes devem fazer movimentos no ar, enquanto são elevados por outras pessoas, obrigando-os a sair da zona de conforto e de segurança.

No início pode até ser assustador, mas com a evolução das aulas acaba abrindo espaço para o crescimento pessoal.

Quem pode fazer

Qualquer um pode praticar a yoga acrobática, pois as aulas são estruturadas de acordo com as limitações de cada participante. Porém, pessoas com problemas de coluna, ciática, pressão alta ou baixa, problemas cardíacos, glaucoma, infecções nos ouvidos, grávidas ou mulheres em período menstrual devem consultar um médico antes de praticar a atividade.

Alem disso, a técnica deve ser realizada apenas sob orientação de instrutores, para que hajam os cuidados necessários para manter a segurança de todos.

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